FMC apresenta nova diretoria de Marketing e Comercial
O público poderá conferir nos Caminhos da Integração, espaço montado em parceria pela Fepagro, Emater/RS – Ascar e UFRGS, na Expointer 2009, alguns projetos de pesquisa desenvolvidos na Fepagro Litoral Norte.
São trabalhos com piscicultura, abacaxi, feijão, cana-de-açúcar, fruticultura tropical, Mata Atlântica e sistemas agroflorestais.
A Fepagro Litoral Norte possui unidades de Pesquisa nos municípios de Terra de Areia e Maquiné.
Especialistas trabalham no resgate do abacaxi Terra de Areia, conhecido pela qualidade, sabor adocicado e rusticidade para suportar o clima adverso, doenças e pragas.
Na unidade de Maquiné, desde a década de 50, são realizadas pesquisas de melhoramento genético do feijão. Já foram lançadas as cultivares Maquiné, Rico 23, Tayhu, Rio Tabagi, Turrialba 4, Guateian 6662, Pampa, Irai, Minuano, Macanudo, Guapo Brilhante, Macotaço e, recentemente, Fepagro 26.
A coleta de sementes e a produção de mudas de árvores nativas é outra iniciativa de Maquiné, assim como, a pesquisa com a palmeira juçara, um dos principais produtos não-madeireiros da Mata Atlântica. Além do corte do palmito, a palmeira vem ganhando importância pelo uso dos frutos para a produção de polpa.
Gislaine Freitas
Fepagro
(51) 32.888036 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura