9º Simpósio do Produtor de Conilon inicia nesta sexta (11)
O evento foi produzido em vídeos que ficarão disponíveis para acesso público, com temas de interesse para cafeicultores e para a comunidade em geral
De setembro a novembro, regiões do Brasil que produzem tomate da safra de verão vivenciam o período de florescimento da cultura. A fase está diretamente ligada à rentabilidade do produtor. Isso porque é por meio das flores que a quantidade e qualidade dos frutos do tomateiro são definidas. Neste momento, adversidades como excesso de temperatura e umidade podem causar o desequilíbrio fisiológico da planta, podendo levar à queda das flores e, consequentemente, trazer prejuízos ao agricultor.
Para superar esses desafios e potencializar os resultados na colheita, o consultor de tomate João Roberto do Amaral Júnior, que atua na região de Campinas (SP), indica aos produtores atenção para uma adubação adequada, para que a planta consiga equilibrar os micronutrientes. Além disso, recomenda o uso de aminoácidos, via fertirrigação e pulverização, e a aplicação de precursores do metabolismo vegetal. “Isso vai favorecer um maior pegamento e também o aumento da divisão celular, que acarreta um tamanho maior do fruto”, relata.
O engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, explica que o uso dessas soluções promove uma redução do estresse fisiológico da planta e uma melhor regulação do fluxo de seiva do vegetal. “Assim, o cultivo se desenvolve de forma mais equilibrada e consegue destinar os nutrientes e a energia de forma mais equilibrada para a formação e viabilidade das flores, impactando em um maior número e padronização dos frutos”, afirma. Entre os elementos essenciais no florescimento do tomate, o especialista destaca o ferro, o manganês e o cobre, que contribuem para a formação dessas estruturas reprodutivas.
Segundo Júnior, os agricultores que adotaram em suas práticas o uso dessas ferramentas observaram resultados importantes no tomateiro. “Desde que começaram a ser utilizadas essas soluções, os produtores não admitem mais o manejo nutricional da planta sem esses produtos. Eles foram incorporados ao tratamento devido aos bons resultados em relação ao que o mercado exige”, destaca o consultor.
Para auxiliar na regulação do metabolismo vegetal, na redução de estresses ambientais e na melhora dos caracteres produtivos do tomate, a Alltech Crop Science possui o Crop-Set. A solução é um conjunto de extratos vegetais enriquecidos com minerais complexados por aminoácidos. Além desta ferramenta, Revoredo indica o uso do Liqui-Plex Bonder. O fertilizante, com agente complexante e alta concentração de aminoácidos, age como carreador, juntamente com aplicações de fertilizantes foliares e outros produtos sistêmicos, resultando em rápida absorção, maior translocação e consequentemente melhor aproveitamento pela planta.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura