TIM reforça atuação no agronegócio em Minas Gerais e anuncia parceria com Usina Santa Vitória

Projeto vai prover conectividade 4G para mais de 37 Mil hectares no Triângulo Mineiro

11.08.2022 | 15:28 (UTC -3)
TIM Brasil

Dentro de um projeto de expansão de conectividade para o agronegócio brasileiro, a TIM anuncia seu primeiro projeto “4G TIM no Campo” para o estado de Minas Gerais, com parceria da Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA). Situada no Pontal do Triângulo Mineiro, entre a cidade de Santa Vitória e o distrito de Perdilândia, a empresa é referência no setor sucroalcooleiro no país, com capacidade de produção de até 240 milhões de litros de etanol hidratado por safra. A parceria com a TIM prevê levar a cobertura 4G às 160 propriedades do complexo e às comunidades vizinhas, atendendo mais de 37 mil hectares de produção de cana de açúcar, beneficiando a comunidade local de aproximadamente 20 mil habitantes e cerca de 1.500 colaboradores diretos.

Após ser adquirida pelo Grupo Geribá Investimentos em setembro de 2020, a Usina Santa Vitória executou um ambicioso projeto de investimentos, ampliou sua capacidade de armazenamento de etanol hidratado em 80 milhões de litros, executou projetos de melhorias industriais e implementou um conjunto de pacotes tecnológicos que envolveu novos sistemas de controle e gestão, computadores de bordo, mobilidade e conectividade. Sua transformação tecnológica teve como ponto de partida a necessidade de digitalizar e integrar os dados do campo com a usina em tempo real, resultando na melhora da qualidade de gestão, e transformação da usina em um grande e moderno complexo sucroenergético.

Por isso, a implementação do projeto “4G TIM no Campo” foi fundamental para o processo de Transformação Digital. “Acreditamos na importância do avanço tecnológico no campo e em sua capacidade de incorporar conectividade onde é necessário. Conseguimos eliminar apontamentos manuais, acompanhar 100% de nossa frota operacional de CTT online, aumentar a eficiência operacional e agilidade no processo de tomada de decisão. A conectividade foi essencial para melhorar consideravelmente a gestão da operação, reduzindo o tempo de identificação de falhas operacionais e execução dos ajustes necessários de forma rápida e assertiva. Queremos, cada vez mais, nos tornar o complexo alcoolquímico mais moderno do Brasil, e a parceria com a TIM tem sido fundamental para atingir essa meta”, explica o Diretor da SVAA, Vinicius Zabisky.

Para Paulo Humberto Cerchi Gouvea, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, expandir a conectividade no agronegócio é essencial para ampliar não só os benefícios à empresa como também às comunidades do entorno: “Temos um projeto que prioriza a modernização do agronegócio brasileiro e a inclusão digital da população rural. A solução 4G TIM no Campo existe há mais de 4 anos e, desde então, conectamos mais de sete milhões de hectares com 4G e mais de quinze milhões de hectares com a tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT). Estamos felizes em contar com a Usina Santa Vitória para escrever mais esse capítulo em nossa história de conectividade no campo”.

Presente em mais de 4.500 cidades com tecnologia 4G em 700MHz, a TIM é líder em cobertura 4G no Brasil e tem o compromisso público de levar esse serviço a todos os 5.570 municípios brasileiros até 2023. Os projetos relacionados à conectividade no campo contam também com a tecnologia NB-IoT, funcionalidade que permite ampliar a cobertura tradicional em até 40%, com baixo consumo de bateria, fundamental para aplicações de Internet das Coisas. Pioneira na oferta da solução aos clientes corporativos, a TIM é líder na cobertura NB-IoT, com mais de 4.100 cidades.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024