Test Drive – Veja como se saiu o Farmall 95 no teste da Cultivar Máquinas

05.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

Como de costume, a revista Cultivar Máquinas realizou test drive de mais uma novidade no setor de máquinas agrícolas. Estivemos na cidade de Passo Fundo, para a ótima oportunidade de testar e levar informações aos leitores sobre o trator Case IH modelo Farmall 95, que pretende aquecer ainda mais a disputa pelo mercado nacional de tratores de médio porte, na categoria de quatro cilindros turbo e aspirados.

O Farmall 95 é um dos modelos da linha Farmall que integram a oferta de novidades da empresa Case IH para o ano de 2009 no Brasil. Os tratores desta linha foram apresentados no hall de lançamentos da Case IH durante o Show Rural Coopavel e, posteriormente, na Expodireto, reforçando a tendência de aumento das vendas, em âmbito nacional, de tratores destinados a pequenas propriedades rurais, contando com dois modelos: o Farmall 80, com motor aspirado de 80cv, e o Farmall 95, com motor também de quatro cilindros turboalimentado de 95cv.

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O Farmall 95 que testamos é dotado de um motor Case IH diesel, de quatro cilindros, com 3,9 litros de volume, turbocompressor Garrett, bomba injetora rotativa Bosch, resultando em 95cv de potência, com uma reserva de torque de 33%. O outro modelo desta faixa de potência é o Farmall 80, que apresenta um motor com potência de 80cv, em regime de aspiração natural, com reserva de torque em 30%. Na Europa, além dos modelos que começam a ser vendidos aqui, também são fabricados os modelos Farmall 60 e 70, com motor de três cilindros, e o modelo Farmall 90, com motor quatro cilindros, também turbocomprimido.

O motor utilizado atende aos requisitos de Tier II para emissão de poluentes, o que minimiza a poluição e diminui os riscos inerentes ao trabalho e à saúde do operador, colaborando também para redução dos impactos ambientais. Ainda mencionando as características do motor, merece destaque o projeto do cabeçote do cilindro no sistema cross flow visando uma redução no consumo de combustível. Neste sistema a entrada do fluxo de ar para o cilindro situa-se no lado oposto à saída dos gases de escape, o que melhora a eficiência da queima.

O Farmall 95 pesa aproximadamente 4.550kg (com cabina) e 3.770kg (sem cabi- na) com distribuição de lastragem metálica traseira de 300kg (três pesos de 50kg cada por roda traseira) e lastragem dianteira pesando 458kg, formada por uma estrutura fixa pesando 88kg e que serve de suporte para seis pesos de 45kg cada, e mais uma estrutura de 100kg que serve como suporte, para que se possa tracionar o trator por outra máquina, em situações adversas.

Os modelos da família Farmall que chegam ao Brasil estão dotados de pneus diagonais, nas medidas: traseiros são 18.4 – 30 e os dianteiros 13.6 – 24, sendo que a Case IH progressivamente apresentará os modelos Farmall com mais configurações de pneus. Estes tratores possuem eixo dianteiro marca CNH classe II, com transmissão central.

Já o eixo traseiro apresenta um sistema inovador de regulagem da altura do vão livre, por meio do movimento de ajuste da carcaça do semieixo das rodas traseiras à estrutura central da transmissão. A distância entre eixos é de 2.400 milímetros e no eixo dianteiro nota-se uma angulação de até 50 graus das rodas dianteiras, durante as manobras, o que provoca a diminuição do raio de giro para um mínimo de 4,1 metros.

Operar este trator aparentou ser, para nós, uma tarefa agradável e segura, proporcionando uma economia de tempo e uma menor utilização de espaço, fatores essenciais para um aumento da capacidade operacional da máquina em condições de trabalho a campo.

Os tratores da linha Farmall possuem transmissão sincronizada Syncromesh, dotada de quatro marchas e três grupos, proporcionando uma relação 12x12, uma vez que o sistema inversor Shuttle Command possibilita que as mesmas configurações de marcha possam ser utilizadas tanto à frente como à ré.

No caso de haver necessidade de atender tarefas de velocidades excessivamente reduzidas, estes tratores podem vir dotados de creeper opcional, que possibilita uma super-redução da velocidade de trabalho, alcançando-se velocidades ao redor de 300 metros por hora, com uma relação de marchas 20x12.

Assim, o Farmall 95 torna-se bastante versátil na realização de suas tarefas diárias, uma vez que assume funções que vão desde o transporte de variados tipos de reboques, seja em pequenas, médias ou grandes propriedades rurais, até funções de aração, gradagem, semeadura e pulverização, mais voltadas para pequenas e médias propriedades.

Cabe ressaltar a facilidade no acionamento do sistema de tração integrado desta máquina. Referindo-se ao sistema de tomada de potência (TDP), este é de duas velocidades (540 e 540E) com acionamento mecânico. Tal sistema permite que se opte de forma adequada por qual dos dois regimes o operador utilizará, alterando-se de forma fácil em relação à rotação de trabalho, acarretando uma menor rotação do motor, com consequente redução no consumo de combustível em tarefas de menor esforço.

Outro fator que pôde ser avaliado durante o test drive foi a boa capacidade de

frenagem do Farmall 95, que se dá por um conjunto de freios a disco banhados a óleo e acionados mecanicamente.

Quanto ao sistema hidráulico, estes modelos são alimentados por uma bomba independente com vazão de 52 litros por minuto, e uma bomba de óleo exclusiva para o sistema de direção com capacidade de 26,5 litros por minuto, assim, o Farmall 95 apresenta uma grande capacidade de levante no sistema de engate de três pontos, ao redor de 2.700kg.

Todos os tratores da linha Farmall vendidos no Brasil vêm com uma configuração completa, apresentando duas válvulas de controle remoto. Também é dotado de uma tomada elétrica de sete pinos, para uso em reboques.

Outros fatores inerentes ao serviço e à manutenção compõem outra característica O filtro de ar possui sistema de abertura facilitado, dispensando o uso de ferramentas positiva na linha Farmall. Para a realização de atividades de verificação diária, como o nível de óleo do motor, por exemplo, não é sequer necessário realizar a abertura do capô. Para atividades de manutenção mais

complexas este capô apresenta grande facilidade de manuseio e abertura, expondo todos os componentes do motor.

A manutenção do filtro de ar externo pode ser realizada de forma simples e sem a necessidade do uso de ferramentas, assim como na parte elétrica, o projeto posiciona uma caixa de fusíveis automotivos facilmente identificáveis

e acessíveis que se situam dentro da cabina do trator, ao lado do assento. O tanque de abastecimento de combustível também é de fácil acesso e tem capacidade de até 92 litros.

A cabine e o posto de operação situam-se mo os principais destaques dos tratores Farmall. Ampla e com fácil acesso pelos dois lados, a cabine proporciona uma ótima visibilidade ao operador, e a primeira impressão que se tem ao sentar-se no posto de operação desta máquina é que os instrumentos

e comandos são de fácil acesso e visualização.

A cabine encontra-se apoiada em quatro coxins que proporcionam um maior amortecimento das vibrações, e os ruídos, que efetivamente chegam ao ouvido do operador são reduzidos, atestando-se esta característica de forma simples: abrindo e fechando a janela traseira depois de selecionada e estabilizada a rotação de trabalho. É opcional o sistema de filtragem com carvão ativado, indicado para as atividades de pulverização.

Quando o assunto é segurança, este trator dispõe de uma cabine com arco de

proteção certificado, e o acesso a ela também é mais simples e seguro devido ao fato de os degraus serem de material antiderrapante e estarem adequadamente distanciados entre eles e da superfície do solo.

No caso da opção sem cabine, esta linha da Case IH também conta com um sistema de proteção contra o capotamento, fabricado em aço de alta resistência e ao qual se soma a uma capota rígida, posicionada sobre a referida estrutura.

Depois de conhecer todas as características do modelo que nos ofereceram para o teste, fomos diretamente ao campo para conhecê-lo na prática. O procedimento que utilizamos foi bastante fácil de ser aplicado pela grande quantidade de equipamentos que nos ofereceram. Primeiramente, utilizamos

uma grade niveladora de 36 discos, posicionada em seu máximo ângulo de abertura, e posteriormente um escarificador de sete hastes com função de semeadura direta integrada.

Durante o test drive do Farmall 95, utilizando estes dois implementos, ficou nítida a vocação desta máquina para a realização de múltiplas tarefas.

Primeiramente selecionamos uma marcha e um grupo que nos possibilitasse uma velocidade aproximada de seis quilômetros por hora a uma rotação entre 2.000rpm e 2.100rpm, com o escarificador de sete hastes, submetendo por várias vezes o trator a condições que exigissem uma alta carga na barra de tração. E foi alta, pois pela lógica, neste tipo de solo, o número de hastes não deveria passar de cinco, para esta potência de motor.

Mas o Farmall 95 não se deu por vencido e fez o trabalho de forma eficiente, mesmo a uma menor profundidade. Em um segundo momento, utilizando a grade de arrasto, foi possível verificar novamente outro ponto positivo, já citado em um primeiro contato com Farmall 95, a facilidade na realização de manobras.

Enfim, como conclusão, foi notável a perspectiva inicial confirmada da reduzida

emissão de ruídos, o que havíamos inicialmente constatado e depois confirmamos nos testes a campo, atestando a excelente qualidade da cabine e sua vedação.

Também, de uma maneira geral, nos impressionou a qualidade geral da cabine e dos acessos aos comandos. Cabe ressaltar que há entrada pelos dois lados, por meio de portas amplas.

A vazão de 52 litros por minuto do sistema hidráulico e a bomba exclusiva para o sistema de direção colocam este trator em uma situação de muita competitividade nesta faixa de potência.

Finalmente um dos pontos fortes que confirmamos diz respeito a dirigibilidade,

pois foi notável que o Farmall 95 apresenta um excelente comportamento nas manobras, tornando-as mais simples e eficientes.

Para os interessados em passar pela mesma oportunidade que tivemos, de

testar este modelo, a concessionária Meta, de Passo Fundo, coloca à disposição quatro tratores para demonstração.

Basta entrar em contato para agendar a possibilidade de conhecer a campo esta novidade. Nas outras regiões do Brasil, a Case IH, através de seu programa Case IH Advanced Show, irá demonstrar este e outros modelos continuamente durante todo o ano.

Os tratores Farmall vendidos no Brasil vêm com uma configuração completa, apresentando duas válvulas de controle remoto e uma tomada elétrica de sete pinos O modelo testado estava com pneus traseiros 18.4 - 30 e dianteiros 13.6 – 24.

Nema CCR - UFSM

O texto aqui publicado é extrato de teste publicado na Edição 84 da revista Cultivar Máquinas (Abril de 2009).

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