Semeadura do trigo chega a 80% no RS

03.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

O plantio do trigo teve um avanço expressivo na última semana. Com as condições favoráveis observadas em todas as principais regiões produtoras, o percentual da área semeada saltou de 62% para os atuais 80%, recuperando o atraso inicial. Segundo dados do Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, o percentual de germinação também acompanhou o mesmo ritmo, atingindo 75%. Na avaliação dos técnicos, o stand das lavouras, assim como o estado fitossanitário, é muito bom, não havendo incidência de pragas ou moléstias na maioria das áreas implantadas.

Restando apenas pequenas áreas a serem implantadas, especialmente na região Noroeste, a canola no Estado se encontra em germinação e desenvolvimento vegetativo, apresentando bom stand de lavoura até o momento. Os produtores iniciaram a prática de aplicação de nitrogênio em cobertura.

Na região Serrana, as áreas com variedades precoces de cebola encontram-se transplantadas, tendo bom pegamento. As sementeiras da variedade Crioula vêm se desenvolvendo bem, sem pragas e com restrita incidência de doenças. Intensifica-se a preparação de canteiros para receber as mudas. No Litoral Médio, as sementeiras se apresentam com bom desenvolvimento e sanidade. Durante a semana, iniciou-se o transplante de mudas com as variedades precoces. A previsão de área transplantada deverá atingir entre 1.050 e 1.100 ha, conforme levantamento de comercialização de sementes. A semeadura direta, utilizada em 240 ha, está em fase de conclusão.

Inicia a poda de inverno nos vinhedos da Serra, principal prática cultural desta estação. Também se intensifica a aplicação de caldas para o controle de pragas e fitomoléstias, bem como o plantio de novas áreas ou apenas renovação. Devido à especialidade da atividade e à escassez de mão-de-obra, a pré-poda vem ganhando ênfase.

Aline Menuzzi e Joana Pretto Cavinatto (estagiárias)

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro