Tecnologias e pesquisas desenvolvidas pela UPF serão apresentadas na Expodireto Cotrijal 2017

Inserida em uma região com agricultura promissora, a UPF tem relação muito próxima com o agronegócio e destacada tradição no ensino de ciências agrárias

01.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Alessandra Pasinato

Inserida em uma região com agricultura promissora, a UPF tem relação muito próxima com o agronegócio e destacada tradição no ensino de ciências agrárias, o que motiva a Instituição a estar sempre próxima dos produtores, disponibilizando produtos, serviços e pesquisas que contribuem com o desenvolvimento da produção agrícola. Mostrando a sua “Grandeza em todos os campos”, a UPF estará presente na Expodireto Cotrijal 2016, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, com alcance internacional. O evento acontece de 6 a 10 de março, em Não-Me-Toque.

Presente desde a primeira edição, a UPF encontra na Expodireto os produtores que buscam o conhecimento produzido na Universidade e os serviços oferecidos pela Instituição. Para o diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF), Helio Rocha, é importante estar presente na principal feira do agronegócio do sul do Brasil. “Produtores, técnicos e empresas detentoras de patentes mostram as suas novidades a cada feira, e, para nós, é imprescindível estar junto a esses segmentos e junto com os alunos, oportunizando a visão de evolução do agronegócio como um todo”, destaca ele.

Pesquisa e inovação
Nesta edição de 2017 da Expodireto, a UPF apresenta uma alternativa para minimizar problemas de plantio: um dispositivo autônomo desenvolvido por pesquisadores da Universidade. O equipamento que auxilia no plantio em nível e incrementa infiltração de água no solo será lançado na feira. A inovação tem custo reduzido e se torna uma prática complementar ao sistema de plantio direto. Um simulador mostrará na prática as perdas hídricas e a minimização dos danos a partir do uso do dispositivo. Além disso, os pesquisadores e idealizadores do projeto farão explanações aos produtores sobre o uso da tecnologia.

A UPF também apresenta na Expodireto a pesquisa de nova cultivar de batata semente. A cultivar foi avaliada em nível de produção de chips e batata palito, por conter alto teor de matéria seca e baixo teor de açúcar, produzindo chips secos e que não escurecem. Além disso, comparado a outras cultivares já existentes, o material também se mostrou produtivo e resistente a doenças e tolerante a ataques de insetos. O clone está em fase de testes a campo e, em breve, será lançado como cultivar e a documentação para registro será encaminhada.

Serviços
No estande institucional da UPF, estarão disponíveis informações sobre diferentes cursos de graduação e pós-graduação, serviços, setores e laboratórios. Entre os setores representados na Feira, estarão o Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), o Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), o Hospital Veterinário, o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) e o Serpentário, além dos laboratórios de Solos, Biotecnologia e Sementes e Aveia. A cobertura do evento também contará com a presença da Rádio UPF e da UPF TV.

Na feira, o Cepa irá prestar informações sobre os laboratórios e terá distribuição de amostras de alimentos produzidos pela unidade. O Cepagro apresentará os setores de ovinocultura e psicultura, orientando os produtores sobre a criação desses animais. Preocupado com a preservação ambiental, o Coaju irá orientar o público sobre os cuidados com os rios e suas nascentes. Além desses, o Hospital Veterinário vai divulgar os serviços oferecidos ao público.

Os diferentes laboratórios da UPF também farão exposições na Expodireto, exibindo pesquisas do Laboratório de Biotecnologia, amostras de sementes do Laboratório de Sementes e Aveia, e plantas com deficiências de adubação pelo Laboratório de Solos. Também presente na feira, o Muzar fará exposição que mostrará a trajetória por onde cada espécie passou no solo gaúcho; e o Serpentário mostrará algumas serpentes e fará a explanação sobre a sua importância no ecossistema.

Palestras
Na Expodireto, a UPF também oportuniza espaços para palestras. Confira a agenda de temas e horários programados para a edição de 2017:

Palestra Escola do Leite
Data: 6 a 10 de março
Horário: 10h e 15h
Local: espaço palestras estande da UPF
Palestrante: Prof. Benami Bacaltchuck
A palestra é voltada a produtores agrícolas e a estudantes de Agronomia.

Aula de ovinocultura
Data: 7 de março
Horário: 14h
Local: Espaço de ovinocultura no estande da UPF
Professor: Hélio Rocha
A aula, que é aberta ao público, tem duração de aproximadamente uma hora, com a participação de turmas dos cursos da FAMV/UPF

Apresentação projeto de pesquisa Dispositivo Autônomo
Data: 6 a 10 de março
Horário: 8h às 18h
Local: em frente ao estande da UPF
Professor: Vilson Klein
Explanação sobre o projeto e simulação prática sobre a retenção da água pelo solo. Atividade aberta ao público.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024