Tecnologia INTACTA RR2 PRO é destaque da Monsanto em Guarapuava/PR

05.03.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

De 6 a 7 de março, os visitantes do Dia de Campo de Verão, em Guarapuava/PR, poderão conhecer de perto as vantagens da nova tecnologia de soja da Monsanto, a INTACTA RR2 PRO, adaptada para o mercado brasileiro e desenvolvida ao longo dos últimos onze anos. A nova tecnologia foi testada por 500 agricultores de 275 municípios de todo o país na safra 2011/2012, número ampliado para mil produtores de 350 municípios na safra 2012/2013. No Paraná, 175 agricultores em 104 municípios testarão a tecnologia na atual safra, um aumento de 66% em relação à safra anterior.

O público que visitar o Dia de Campo de Verão ainda terá a oportunidade de conversar com representantes da Monsanto e entender melhor a tecnologia antes da comercialização no Brasil, que depende apenas da liberação da China, principal importador da soja brasileira.

A Monsanto investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e novos produtos, além de compartilhar seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas. A tecnologia INTACTA RR2 PRO, por exemplo, alia três benefícios jamais vistos juntos: resultados de produtividade sem precedentes, devido a tecnologias avançadas no mapeamento, seleção e inserção de genes em regiões do DNA com potencial impacto positivo na produtividade; proteção às principais lagartas que atacam a cultura da soja; e tolerância ao glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready (RR).

Além de ser eficaz contra as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja – lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa medideira (Chrysodeixis includens e Rachiplusia nu), broca das axilas, também conhecida como broca dos ponteiros (Crocidosema aporema) – e lagarta das maçãs (Heliothis virescens), a tecnologia INTACTA RR2 PRO também exerce supressão à lagarta do tipo elasmo.

De acordo com Rafael Carmona, gerente de INTACTA RR2 PRO, a tecnologia confere proteção contra as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja, reduzindo o número das pulverizações. “É muito importante que o agricultor consiga, cada vez mais, lançar mão do manejo integrado de pragas e essa nova tecnologia sem dúvida será muito útil ao manejo das lavouras em médio e longo prazos”, diz Carmona.

Para Plínio Destro, sojicultor da fazenda São João, em Cascavel/PR, é fundamental investir em novas tecnologias. “O produtor precisa experimentar. É uma tecnologia nova e, quando fiz o teste, o resultado foi de 20% no aumento da produtividade com relação à soja tradicional. Além da economia do controle das lagartas, também comprovei o rendimento superior”, comenta Destro. Ele explica como INTACTA RR2 PRO o ajudou financeiramente. “Não é mais necessário entrar na lavoura para combater as pragas. Economizei de 20 a 30 reais por hectare de inseticida que deixei de colocar para proteger a plantação”.

Na opinião de Plínio Destro, a biotecnologia é essencial para o futuro da sojicultura. “Procuro utilizar as melhores tecnologias do mercado. Este ano, comprei duas máquinas de rotor com o objetivo de me preparar para acompanhar a evolução da semente. Acredito que o mercado futuro da soja, em um prazo de até cinco anos, vai alcançar preços extraordinários”.

Leonardo Canet Krause, sojicultor há onze anos na cidade de Bela Vista do Paraíso/PR, utiliza biotecnologia desde o lançamento da soja transgênica no mercado, mas espera que a revolução de INTACTA RR2 PRO em sua lavoura seja ainda maior. Krause também exalta a chegada da nova tecnologia. “Eu não planto mais soja convencional pelos benefícios que a transgênica me traz, como tolerância ao glifosato. Os benefícios serão maiores com a soja INTACTA RR2 PRO. A partir do momento que o produtor aderir à tecnologia, ele não vai voltar atrás”. Krause se diz satisfeito com a eficácia do produto. “Não tem nenhum dano. A folha, como diz o próprio nome, está intacta. O número de vagens também está maior do que o meu plantio comercial”.

Outros municípios, entre eles Guarapuava, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Maringá, Ponta Grossa, Castro e Cianorte, foram selecionados para o experimento da tecnologia no Paraná.

Segundo o supervisor Comercial de INTACTA RR2 PRO em Santa Catarina, Adriano Silva, ao visitar o estande de INTACTA RR2 PRO e o plantio nos plots de testes comparativos no Dia de Campo de Verão 2013, os produtores poderão se antecipar e tirar dúvidas sobre a nova tecnologia de soja da Monsanto que já está aprovada no Brasil (desde 2010), nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Colômbia, México, Filipinas, Tailândia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e União Europeia.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro