Tecnologia de Iluminação Artificial é apresentada na Arena Digital da Expodireto

Produtores rurais e visitantes puderam ver de perto o funcionamento da Tecnologia Irriluce, do Grupo Fienile

11.03.2022 | 16:37 (UTC -3)
Daniela Pereira

A  tecnologia de iluminação artificial para a lavoura Irriluce foi apresentada pelo Grupo Fienile na Arena Digital durante a 22ª edição da Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.

O CEO do Grupo Fienile, Gustavo Grossi se mostrou otimista em relação à participação na feira pela grande oportunidade de mostrar o trabalho , que já possui resultados alcançados  em diferentes estados do Brasil. A tecnologia utiliza módulos de led acoplados ao pivô de irrigação para suplementar luz e complementar o processo de fotossíntese das plantas durante a noite .

Só no Rio Grande do Sul o sistema conta com instalações em Santo Ângelo, em parceria com a Faculdade de Santo Ângelo (FASA), Santo Antônio das Missões e Jacuizinho, esta última  em funcionamento há mais de um ano e com resultados expressivos na última safra de trigo.

Grossi explica que o funcionamento do trabalho não consiste apenas em luz, mas que há todo um aparato tecnológico desde o pivô à utilização da vazão de água, e que se não fizer um trabalho de nutrição de solo, recuperação de estrutura de solo, manejo ligado a tecnologias como remineralizadores de solo, entre outras, o projeto não funciona. O CEO também enfatiza a importância das pesquisas durante o processo: “Nós sempre deixamos bem claro no momento em que chegamos até o agricultor que não é somente investir na Tecnologia Irriluce, ou adquirir o pivô de irrigação, ou mesmo adaptar o pivô de irrigação de água que ele já possui com a tecnologia de irrigação de luz, é preciso muito mais do que isso. É preciso estar disposto a contribuir com a pesquisa, receber pesquisadores na sua propriedade para avaliar o desenvolvimento do projeto pelo menos nos três primeiros anos”, disse Gustavo Grossi.

 “A Suplementação Luminosa é um coroamento de um trabalho em conjunto, que começa com uma consultoria com cada produtor para entender o que a área dele apresenta de possíveis fatores limitantes o que é possível melhorar em termos de manejo, estrutura do solo, química do solo, nutrição para a planta, e o próprio modo de lidar com a lavoura, para garantir que a planta tenha plenas condições de se desenvolver quando a tecnologia de suplementação luminosa for instalada, porque não adiantaria posicionar a luz se a planta não tiver condições de extrair nutrientes, extrair água para se desenvolver”, explica o diretor de Pesquisas do Grupo Fienile, Ernane Lemes.

A participação do Grupo Fienile na feira foi importante para desmistificar a percepção de que é só a luz quem trabalha. “Não podemos posicionar o projeto onde existam problemas no desenvolvimento da planta, em qualquer área que seja. A importância de estarmos no evento é posicionarmos uma ideia correta do projeto e atender aqueles participantes, aqueles produtores que têm interesse na tecnologia, para fazer além da comercialização e venda do projeto, o posicionamento do projeto que vai além da luz, mas que coroa com a implementação da suplementação luminosa.” detalhou.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024