Lei aquece mercado de energia; empresas se preparam para a demanda

Valley e Canadian Solar desenvolvem consultoria e prestação de serviço especializada, voltada para produtores rurais

10.03.2022 | 16:58 (UTC -3)
Raiane Duarte
Fábio Yanagui; João Rebequi; Cristiano Piroli
Fábio Yanagui; João Rebequi; Cristiano Piroli

O mercado de energia solar no Brasil passa por um período de forte aquecimento. No início deste ano, o marco legal para micro e minigeradores de energia (Lei 14.300/2022) foi sancionado. A publicação da Lei impacta diretamente nas unidades consumidoras do agronegócio. Atualizada sobre a pauta, a Valley promove ações informativas voltadas para os produtores rurais.

A Valley já promoveu um webinar sobre o assunto, direcionado para o público interno da empresa, apresentando as vantagens comerciais do marco e dando subsídio para que os colaboradores e parceiros estejam a par do assunto.

No dia 15 de março, será realizada uma transmissão ao vivo voltada para os produtores brasileiros, onde eles poderão conhecer mais sobre as mudanças geradas pelo marco legal e sobre a viabilidade de instalação do projeto solar neste momento.

Atualmente, a Valley oferece o projeto e instalação de usinas solares, em parceria com a Canadian Solar, empresa responsável pela fabricação de módulos fotovoltaicos solares. As multinacionais somam forças para oferecer não apenas a garantia de produto e serviço, como também consultoria, suporte burocrático e planejamento hábil, conforme o período de transição.

Impactos do marco legal

Conforme a Agência Senado, a Lei 14.300/2022 permite às unidades consumidoras já existentes — e às que protocolarem solicitação de acesso na distribuidora em 2022 — a continuação, por mais 25 anos, dos benefícios hoje concedidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). Essa lei também define as regras que prevalecerão após 2045 e quais serão as normas aplicáveis durante o período de transição.

Para os produtores rurais, este período representa uma ótima hora para investir em energia limpa. Quem protocolar o pedido de “Parecer de Acesso” na concessionária até 6 de janeiro de 2023 estará na regra atual de compensação de energia, ou seja, toda energia consumida será compensada pela energia gerada.

O Diretor Presidente CALA Ag Solar, Fábio Yanagui, explica que o produtor rural que instalar usinas solares nos próximos meses terá todo o respaldo necessário. “Estamos nos preparando em todos os aspectos e sentidos: técnico; estrutural e financeiro. Ou seja, estamos ministrando nosso corpo técnico de projetos para aprovação junto à distribuidora e trabalhando para aumentar a nossa capacidade de atendimento”, explica.

Com 100 pontos de atendimentos no Brasil, a empresa fornece assessoria e conta com know-how para usinas on-grid, off-grid e híbridas. Atualmente, são mais de 650 usinas AgSolar by Valley instaladas no Brasil, o que representa uma abrangência territorial no país de aproximadamente 90%.

Parceria de Ouro

Dentre os principais pontos fortes da parceria entre a Canadian e a Valley, o Diretor Comercial LatAm da Canadian, Cristiano Piroli, destaca a capilaridade que a Valley tem no Brasil para suportar as demandas do mercado Agro atrelada à envergadura da Canadian Brasil, que conta com uma estrutura local com mais de 80 pessoas, para suportar a demanda de produtos que já se faz presente.

"Estamos falando de um investimento que tem garantia de performance de 25-30 anos. As duas empresas são tradicionais no mercado brasileiro e mundial, líderes reconhecidas por sua excelência nos produtos que comercializam e trazem a certeza ao cliente final de estarem contratando o que existe de melhor em projeto, equipamentos e instalação", destacou Cristiano.

No Brasil e no mundo

O vice-presidente Global Solar da divisão Ag Solar na Valmont, João Rebequi, explica que a ampliação do uso de energia solar é promissora em nível mundial e que a Valmont trabalha para ser a principal parceira dos produtores rurais quando se trata de energia limpa. “Essa é a nossa missão principal. Hoje, temos 70 MWp instalados no mundo. Logo, temos o maior footprint no ramo do agro”, revela.

“No mercado brasileiro a nossa situação é ainda mais confortável, conforme os bons resultados no mercado. Com essa mudança da Lei 14.300, vamos passar por um momento muito impressionante no mercado de energia solar no país. A Valmont hoje está pronta para atender o produtor brasileiro e temos capacidade de fazer isso de forma imediata”, comemora.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024