Técnicos iniciam pesquisa de cana-de-açúcar em Minas Gerais e Pernambuco

O trabalho segue até o dia 25 de março em ambos os estados, e tem como meta verificar junto às usinas e destilarias o mix de produção e a produção de etanol e açúcar

18.03.2022 | 13:41 (UTC -3)
Conab

Teve início nesta semana, nos estados de Minas Gerais e Pernambuco, a pesquisa de acompanhamento de safra de cana-de-açúcar realizada por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados irão auxiliar na composição do 4° Levantamento da Safra 2021/2022 e 1º Levantamento da Safra 22/23, juntamente com informações dos demais estados produtores.

O trabalho segue até o dia 25 de março em ambos os estados, e tem como meta verificar junto às usinas e destilarias o mix de produção e a produção de etanol e açúcar.

Em Minas Gerais, destacam-se dentre as variáveis de pesquisa: área, produtividade, precipitação, doenças/pragas e fatores climáticos. Os contatos serão efetuados remotamente com envio prévio de questionários a 32 empresas instaladas no estado. Neste momento, as usinas caminham para o início da colheita. Serão obtidas informações para o fechamento da safra 21/22 e para a abertura da safra 22/23.

Já em Pernambuco, as atenções se voltam à consolidação e fechamento dos números da safra de 2021/2022, bem como à abertura dos trabalhos referente à safra 2022/2023 por meio das expectativas de área plantada  e estimativas de produção da  safra de cana de açúcar. Esta temporada tem sido marcada por precipitações pluviométricas dentro da normalidade,  com o plantio dessa cultura dividida em 2 macro regiões Pernambucanas (mata norte e mata sul)  com o início da janela esperada para o plantio e renovação a partir do mês de abril.

A apuração desse levantamento é realizado nos municípios que envolvem tanto a região da mata norte quanto da mata sul pernambucana tendo como objetivo buscar dados a respeito das variáveis mais relevantes  da safra estadual, tais como: área plantada, perspectivas de produtividade média, desenvolvimento das lavouras, incluindo informações sobre o estágio predominante da cultura, influência das condições climáticas sobre as culturas, controle de eventuais pragas e doenças, evolução dos trabalhos de colheita e plantio, bem como aspectos mercadológicos, a exemplo da comercialização, entre outros aspectos.

Divulgação 

Os resultados serão publicados no site da Conab, no dia 20 de abril (4° Levantamento 2021/2022) juntamente com dados de produção de todo o país.  Já no dia 28 de abril, será a vez  da divulgação do 1º Levantamento da Safra de Cana 2022/23. Confira aqui o último levantamento de cana realizado pela Conab. 

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro
Empresas | Irrigação | Lindsay

Executivos americanos apontam Brasil como um dos maiores mercados no mundial de irrigação

Randy Wood e Brian Ketcham, respectivamente CEO e CFO globais da multinacional norte-americana Lindsay, e Eduardo Navarro, diretor-geral da marca na América do Sul, estiveram em Goiânia no último dia 9 de março e falaram e sobre o enorme potencial brasileiro para agricultura irrigada, com destaque para Goiás, maior mercado da empresa dentro País

17.03.2022 | 16:35 (UTC -3)