Syngenta divulga vencedores do Prêmio Fotografia 2013
Depois de receber a Vigilância Sanitária do Estado e também do município de Porto Alegre, nessa última quinta-feira (16), foi a vez de técnicos do Mapa visitarem a Ceasa/RS (Centrais de Abastecimento do Estado), com objetivo de coletar amostras de produtos hortigranjeiros para o programa federal de monitoramento ao uso de defensivos. Os técnicos coletaram cinco amostras de tomate. "Cada amostra corresponde a um produtor escolhido aleatoriamente", explicou Claiton Colvelo, técnico da Ceasa/RS.
As amostras serão analisadas pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) do Mapa. Conforme Leandro Kroth, técnico do ministério, a coleta ocorre em todos os Estados e a escolha dos produtos foi definida em Brasília. "Estamos encerrando a coleta da safra 2012/2013. Além do tomate, no RS estão sendo coletadas 16 amostras de trigo para análise de resíduos e microtóxicos e de soja", disse.
O programa federal de monitoramento do uso de defensivos objetiva buscar maior qualidade dos alimentos comercializados. Neste mês, também teve início o programa estadual implantado e executado por meio de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público do Estado, a Ceasa/RS, Vigilâncias Sanitárias do Estado e do Município, Lacen e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (Crea/RS).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura