Técnicos da Embrapa Produtos e Mercado reúnem-se com parceiros

03.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Jurema Iara Campos

“A Embrapa Produtos e Mercado está buscando aumentar cada vez mais sua interação com os parceiros, de forma a que, atuando juntos, possamos satisfazer as demandas e expectativas dos nossos clientes”. A opinião é de Alessandro Cruvinel, Gerente Adjunto de Mercado daquela Unidade Descentralizada da Embrapa, vinculada ao Mapa. Para que isso seja possível, foi realizada, no último dia 29 de agosto, em Goiânia, GO, reunião entre técnicos da Unidade e o Gerente Adjunto de Produtos e Mercado do Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA), Marciliano Gaspre.

Gaspre ingressou recentemente no CTPA para, segundo ele, reestruturar a área de negócios da instituição, que passará a trabalhar seguindo o planejamento de marketing, de forma a que os seus 24 cotistas possam conquistar maior parcela do mercado. Juntamente com a Embrapa, o Centro buscará reunir todas as informações que o mercado pode fornecer, elaborando estudos de posicionamento dos produtos, análise de mercado e portfólio de produtos, e elaborando planos de trabalho que subsidiem a atuação das instituições. O CTPA atua no mercado de soja na região dos Cerrados Brasileiros.

A primeira ação conjunta a ser deflagrada após a reestruturação das áreas de mercado das duas instituições é a implantação do TCP, ou Teste de Cultivares e Progênies, que envolverá a Embrapa, CTPA e Emater Goiás. Segundo Gaspre, o TCP é uma reivindicação antiga dos cotistas do CTPA, que queriam poder participar mais efetivamente do programa de melhoramento de cultivares desenvolvido pela Embrapa. O TCP dá oportunidade para que os parceiros participem da pré-avaliação das cultivares de soja selecionadas para lançamento e, com isso, contribuir com a pesquisa nos testes de adaptação da cultivar em várias regiões do país, dando maior garantia de sucesso do produto no mercado. Ele explica que, para os próximos materiais a serem analisados, estão pretendendo formar 40 ensaios, a serem distribuídos em várias regiões locadas para plantio no próximo mês de outubro.

Da Embrapa Produtos e Mercado, além do Gerente de Mercado, Alessandro Cruvinel, também participaram o Gerente do Escritório da Embrapa em Goiânia, Abílio Rodrigues Pacheco, o analista Sergio Vaz e o supervisor Rafael Vivian. Conforme Cruvinel, essa maior interação com o CTPA vem em bom momento, pois acontece quando as duas instituições estão passando por reestruturação administrativa e fortalecendo suas áreas de mercado. Já Vivian acredita que o desenvolvimento de ações conjuntas com os parceiros traz para a Embrapa maior experiência e dinamismo para sua atuação no mercado de sementes.

A próxima reunião entre os técnicos das duas instituições acontecerá no próximo dia 11 de outubro, quando irão definir ações para a reestruturação da gestão de mercado, análise de portfólio de produtos e reestruturação das ferramentas de gestão e comunicação. Irão, também, desenvolver planos de trabalho para o posicionamento dos produtos desenvolvidos pelas duas instituições com foco no mercado de soja.

A Gerência Adjunta de Mercado, da Embrapa Produtos e Mercado, terá papel essencial na nova estrutura de transferência de tecnologia da empresa, definida a partir do Boletim de Comunicações Administrativas (BCA) de número 15, do dia 09 de abril de 2012. “Como o principal contato da Empresa com o mercado, esta gerência atuará muito próximo dos licenciados, que são o braço comercial da Embrapa, apoiando e dando direcionamento para suas ações”, informa Cruvinel. Além disso, será responsável pelo gerenciamento de cerca de 1500 contratos de licenciamento para diferentes espécies. “Isso exige muita disciplina e foco para retomar o espaço das cultivares BRS no mercado, e ações como esta, em conjunto com o CTPA, sem dúvida têm um potencial enorme de resultado”, finaliza.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025