Aplicativo da FMC permite identificar doenças e pragas nas lavouras com a ponta dos dedos
A Associação Brasileira de Angus promoveu pela segunda vez durante as atividades da Expointer, o Campeonato Angus Mirim, cujo objetivo é avaliar os jovens e as crianças quanto a condução do animal Angus dentro da pista de julgamento. Na edição 2012 do evento, participaram Martina Rocha, 2 anos; Martina Jardim, 9 anos; Valentina Jardim, 9 anos; Laura Dornelles, 11 anos; e Felipe Xavier; 12 anos que bravamente conduziram os exemplares pela pista Central do Parque de Exposição Assis Brasil na tarde da última quarta-feira (29).
Segundo Juliana Brunelli, gerente da entidade, além do aprendizado o campeonato busca também estreitar o relacionamento do público infantojuvenil com a raça Angus. Laura, de 11 anos, filha do criador, Átila Dornelles, da Cabanha Olhos D’Água, de Alegrete (RS), venceu pela segunda vez a prova que teve a avaliação do juiz americano convidado Jack Ward.
Durante o campeonato, Jack avaliou os participantes no que se refere às noções de manuseio, resposta do animal, habilidade em puxar o Angus em pista, utilização correta do equipamento e capacidade dos pequenos seguirem instruções e atuar com senso de esportividade e cordialidade com outros competidores. “Esse tipo de evento mantém as tradições, fomenta a raça entre os jovens, e dá continuidade ao trabalho familiar”, destaca Ward.
A vencedora disse que ficou muito nervosa antes de entrar na pista, mas como já tinha experiência em conduzir o Angus, quando pisou na pista ficou mais tranquila. “Quero ser igual ao meu pai. O trabalho que ele faz em pista é muito legal. Desde quando eu tinha dois anos vejo ele julgar os animais e sempre tive vontade de entrar em pista. Estou no caminho certo, eu acho”, disse Laura.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura