Financiamento facilitado e condições climáticas devem aquecer mercado, aposta Massey Ferguson
O 16º Congresso Brasileiro de Sementes trouxe ao Brasil em seu segundo dia de programação cientistas líderes dos principais pólos de inovação em sementes do mundo.
“O mercado de sementes está cada vez mais global, com desafios e as tecnologias compartilhados”, destaca Francisco Krzyzanowski, presidente do Abrates, entidade promotora do evento. O congresso reúne até o dia 3 de setembro, em Curitiba, PR, mais de 1100 participantes de várias regiões brasileiras e de países vizinhos, como Argentina,Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai.
Os últimos avanços nas técnicas de aprimoramento da qualidade da semente após a colheita foram o destaque do especialista britânico Peter Halmer, que apresentou, entre outras tecnologias, o conceito de peliculização inteligente, uma técnica de proteção da semente que controla o momento de germinação de acordo com a temperatura do solo. O especialista também mostrou as novas técnicas de encrustamento e peletização de sementes, que proporciona maior precisão de semeadura em culturas como eucalipto, fumo e olerícolas. “São técnicas adotadas para produzir lotes de sementes com altas qualidades fisiológica e física, além de proporcionar tratamentos químicos e biológicos via sementes para as lavouras”, destaca Halmer.
Na visão do pesquisador Miller B. McDonald, professor do Departamento de Horticultura e Ciências Agrícolas da Universidade de Ohio, o conceito de semente de qualidade passa pelo entendimento de como produzir a “semente perfeita” no campo ou na casa de vegetação. Uma falha nesse entendimento compromete a colheita e operações de limpeza, o que leva à produção de uma semente de baixa qualidade.
“Uma semente pode estar comprometida por vários aspectos durante o processo de produção. A utilização dos testes específicos para avaliar o vigor pode identificar aonde e quando a qualidade da semente foi perdida e assegurar que apenas as sementes de qualidade serão comercializadas pela empresa”, argumenta. Outro fator que Mcdonald considera essencial na busca da “semente perfeita” é a formação dos profissionais para enfrentar os desafios globais da produção de sementes. “Tão complexo quanto os fatores técnicos e considerando o valor crescente das sementes, acreditamos que estudantes, indústrias e técnicos da área de sementes devam receber a melhor educação global nessa disciplina essencial da agricultura”, argumenta.
Na busca de sementes cada vez mais perfeitas, a biologia molecular vêm se tornando um importante técnica. “É uma tendência que vem crescendo bastante e envolve o uso de abordagens genômicas atreladas às questões fisiológicas e genéticas que envolvem a produção de sementes”, destaca Henk Hilhorst, da Universidade de Wageningen. A pesquisa envolvendo a qualidade de sementes na preservação de recursos genéticos também foi destaque na programação. “Assim como as sementes agrícolas, as sementes de espécies selvagens também precisam passar por controle de qualidade, uma vez que o objetivo é que elas germinem com eficácia”, explica Peter Toorop, pesquisador inglês, que apresentou durante o Congresso Brasileiro de Sementes um panorama das atividades desenvolvidas pelo Millennium Seed Bank (Banco de Sementes Milênio), órgão gerenciado pelo Royal Botanic Gardens, que vem usando em larga-escala a técnica de armazenamento de sementes a -20°C. O pesquisador detalhou os diferentes aspectos que interferem na escolha da técnica de conservação, como a tolerância à dessecação, a longevidade e dormência de uma semente.
Lançamento – A Embrapa Hortaliças lançou durante o 16o Congresso Brasileiro de Sementes o livro “Tecnologia de Sementes de Hortaliças”, o primeiro livro brasileiro sobre as técnicas de produção de um setor que movimenta cerca de R$ 190 milhões de reais/ano. “O Brasil ainda importa cerca de 50% das sementes usadas na produção de hortaliças, por isso o livro traz uma importante contribuição para o desenvolvimento do setor”, afirma Warley Marcos Nascimento, pesquisador da Embrapa.
Carina Gomes Rufino
Assessoria de imprensa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura