Modalidade de fixação em trocas atrai atenção de produtor
A Syngenta patrocina o “IV Encontro de Plantio Direto na Palha”, a ser realizado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) entre os dias 24 e 25 de fevereiro, no município de Tatuí, interior de São Paulo.
O evento deve reunir produtores rurais e técnicos que poderão assistir a palestras e visitar áreas demonstrativas sobre as tecnologias de plantio direto na palha, aplicáveis à região Sudoeste do Estado de São Paulo.
A Syngenta foi pioneira na adoção dessa técnica no Brasil nos anos 70, por meio de uma das suas empresas antecessoras. O sistema foi amplamente difundido no país, pois comprovou ser eficiente na conservação do solo, melhorias no equilíbrio orgânico e otimização nos custos de maquinários. De acordo com a FAO, o Sistema de Plantio Direto brasileiro é indicado como modelo.
“A importância do Sistema do Plantio Direto está ligada à preservação do solo pois trata-se de um manejo onde a palha e os restos vegetais são deixados na superfície e o solo é revolvido apenas no sulco. O retorno com esse sistema inclui a redução da erosão, melhor qualidade do solo, aumento de matéria orgânica, nutrientes e água e otimização do uso de combustíveis por conta do menor uso de maquinários. A Syngenta apóia os produtores no amplo uso desta boa prática agrícola”, explica Guilherme Landgraf, Gerente de Assuntos Regulatórios da Syngenta Proteção de Cultivos.
A companhia participará do painel Avanço Tecnológico com a palestra “O manejo das ervas resistentes”, que será apresentada pelo agrônomo André Vilela. Após a exposição, os visitantes assistirão às demonstrações de campo com os resultados do plantio de seis tipos de híbridos de milho. Entre eles, a novidade é o Omega, lançado na safra 2009-2010.
As características do Omega são a qualidade de grão e do colmo, além da sanidade foliar. Esse híbrido é indicado para o plantio tardio, feito nos meses de novembro e dezembro após a colheita do feijão. Os outros híbridos que serão demonstrados são o Cargo, MaximusTL, SommaTL e ImpactoTL.
PROGRAMAÇÃO DA SYNGENTA - 25 de fevereiro
Palestra “O manejo das ervas resistentes”, às 9h40
Visita aos campos demonstrativos das 14h às 17h
Local: Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento – Rod. Mário Batista Mori, KM 38, Tatuí (SP)
Entrada gratuita
Para mais informações visite
e
.
Fonte: CDN - (11)3643-2770
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura