SoluBio Anuncia Sheilla Albuquerque como Nova CEO para 2024
Sheilla desempenhou papéis estratégicos na Rohm and Haas Química, Dow AgroSciences e Corteva AgriSciences, ocupando posições de destaque em operações, marketing e vendas
O Syngenta Group divulgou seus resultados financeiros para o quarto trimestre e o ano de 2023. Apesar de um declínio nas vendas anuais e no EBITDA, o grupo observou crescimentos em áreas estratégicas, conforme informações divulgadas à imprensa.
O Syngenta Group anunciou vendas totais de US$ 32,2 bilhões para o ano de 2023. Trata-se de redução de 4% em relação ao ano anterior. Esse declínio foi influenciado pela desaceleração em proteção de cultivos, uma resposta direta ao excesso de estoque nos anos anteriores. O EBITDA do grupo sofreu uma redução de 18%, caindo de seu pico histórico em 2022.
O ano de 2023 foi caracterizado por forte pressão para a redução de estoques em mercados globais de proteção de cultivos, afetando volumes e preços, especialmente na América Latina.
O último trimestre trouxe uma reviravolta, com vendas atingindo US$ 7,9 bilhões; aumento de 5% em relação ao mesmo período no ano anterior. Este crescimento foi impulsionado por melhorias na divisão de proteção de cultivos e pelo forte desempenho do Syngenta Group China. O EBITDA também cresceu 15%, ultrapassando o recorde anterior do quarto trimestre de 2022.
• Proteção de cultivos: as vendas caíram 5%, totalizando US$ 15,5 bilhões, apesar do lançamento de tecnologias como Plinazolin e Adepidyn.
• Adama: houve diminuição de 17% nas vendas, para US$ 5,6 bilhões, em razão - especialmente - de desaceleração nos mercados das Américas.
• Sementes: crescimento de 2%, com vendas de US$ 4,8 bilhões, impulsionada pela abertura de novas instalações de pesquisa e desenvolvimento; e pela aquisição estratégica da Feltrin Sementes.
• Syngenta Group China: aumentou 11% suas vendas, chegando a US$ 9,6 bilhões. Destaque para o crescimento de 26% nas vendas do Modern Agriculture Platform (MAP).
A Syngenta anunciou também o cancelamento dos seus planos para uma oferta pública inicial (IPO) de US$ 9 bilhões na Bolsa de Valores de Xangai, retirando uma das maiores listagens potenciais do mercado de IPOs da China, que tem enfrentado desaceleração. Após três anos tentando viabilizar a oferta, a empresa suíça de sementes e pesticidas decidiu desistir do processo, conforme anunciado hoje.
Conforme a empresa, a decisão de retirar o pedido de listagem segue avaliação estratégica detalhada pela Syngenta sobre seu plano de desenvolvimento e o ambiente industrial atual. A companhia, adquirida pela estatal ChemChina em 2017 por US$ 43 bilhões, não descarta a possibilidade de revisitar seus planos de listagem, seja na China ou em outro mercado global, sob condições mais favoráveis.
O movimento da Syngenta adiciona pressão ao já combalido mercado de IPOs na China. Nos últimos tempos, a comissão de valores mobiliários do país tem pausado a maioria das aprovações de listagens no continente, numa tentativa de fortalecer o mercado de ações local, que tem passado por turbulências.
O pedido de IPO da Syngenta, feito em julho de 2021, enfrentou diversos atrasos e obstáculos nos últimos anos. Em novembro, a empresa citou a volatilidade do mercado como razão para um dos adiamentos. Mais recentemente, em 2023, o Conselho de Inovação em Ciência e Tecnologia da Bolsa de Valores de Xangai, conhecido como STAR Market, cancelou a audiência de listagem da empresa na véspera de sua realização, sem fornecer explicações.
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