Syngenta e Scheffer assinam acordo para desenvolver soluções biológicas

As empresas usarão suas capacidades complementares para desenvolver conjuntamente produtos derivados de microrganismos

09.11.2022 | 09:53 (UTC -3)
Guilherme Galvão
Juan Pablo Llobet e Guilherme Scheffer
Juan Pablo Llobet e Guilherme Scheffer

A Syngenta Proteção de Cultivos e a Scheffer anunciaram hoje que firmaram um acordo de colaboração de dez anos, no qual as empresas usarão suas capacidades complementares para desenvolver conjuntamente produtos biológicos derivados de microrganismos e especificamente adaptados para fazendas brasileiras -- bactérias e fungos com foco no controle das principais pragas e doenças da soja, milho e algodão.

“Os agricultores de todo o mundo estão procurando mais opções e formas sustentáveis ​​de produzir. A Syngenta é uma empresa centrada no agricultor, que busca constantemente estar perto de seus clientes e responder às suas necessidades. O foco da Syngenta é permitir que os produtores alcancem maiores rendimentos de forma sustentável e lucrativa e, com isso, enfrentem desafios globais mais amplos, como a agenda de segurança alimentar, fontes renováveis ​​de energia e combate às mudanças climáticas”, afirma Juan Pablo Llobet, Diretor Regional da Syngenta Proteção de Cultivos na América Latina e no Brasil.

Além do potencial de negócios resultante deste acordo, ambas as empresas compartilham objetivos importantes, como ampliar a adoção de práticas de agricultura regenerativa com foco na saúde do solo. “Syngenta e Scheffer querem inspirar muitos outros produtores a adotar práticas regenerativas a partir do uso de tecnologias combinadas e fornecer a eles o know-how e os meios para fazê-lo”, afirma Juan Pablo.

“Nossa experiência como produtores remonta a mais de 35 anos. Neste tempo, nos tornamos um dos principais produtores de algodão do Brasil e adquirimos visão e conhecimento significativos sobre as necessidades do agricultor. Com foco na saúde do solo, aliando o uso de defensivos agrícolas convencionais com soluções biológicas, buscamos um cultivo mais sustentável e um modelo de agricultura que se somasse às boas práticas já utilizadas em nossa gestão. E há cerca de sete anos iniciamos o cultivo com práticas regenerativas, que proporcionam ecossistemas mais resilientes, além de contribuir para uma agricultura de baixa emissão de carbono”, afirma Guilherme Scheffer, Sócio-Diretor da Scheffer.

A Scheffer mais que triplicou o número de hectares com práticas agrícolas regenerativas nos últimos dois anos -- agora com 14 mil ha -- e seu objetivo é expandir tais práticas para todas as nove unidades produtivas da empresa no Brasil e na Colômbia, atingindo 100% de suas áreas até 2030. Por isso, estão investindo em pesquisa, na retenção de pessoas qualificadas e em infraestrutura -- incluindo uma fábrica de produtos biológicos em sua unidade de Sapezal. A Scheffer busca se conectar com diferentes stakeholders para alavancar estudos, inovações e parcerias que promovam a agricultura regenerativa no Brasil e no mundo.

Tendo os clientes no centro de tudo o que faz, a Syngenta busca parcerias que permitam o desenvolvimento de novas soluções para oferecer aos produtores opções complementares de produtos e tecnologias sustentáveis. Nos últimos anos, houve um foco em complementar nosso robusto pipeline de proteção de cultivos com inovação também em produtos biológicos. Juntamente com a aquisição da Valagro e o acordo de colaboração no tratamento de sementes com a Bioceres, esta parceria com a Scheffer é um passo nessa direção.

As soluções resultantes do acordo serão comercializadas inicialmente para produtores brasileiros, com potencial de expansão para outros países. As atividades de colaboração em P&D já estão em andamento, com testes de campo de microrganismos que já passaram nos testes de laboratório a partir desta safra. Os detalhes financeiros deste acordo não serão divulgados.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro