Sumitomo Chemical lança pesticida com fórmula exclusiva contra cigarrinha-da-cana

Produto nacional, Kaiso Max combate a praga com duplo mecanismo de ação: choque e longo residual; novidade foi apresentada ao mercado brasileiro de forma online

08.12.2023 | 14:42 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte, edição Cultivar

A Sumitomo Chemical apresentou seu mais novo inseticida: o Kaiso Max. O produto tem uma mistura inovadora e é voltado à cigarrinha-da-cana, atualmente a principal praga da cultura. O lançamento aconteceu em um evento online, em São Paulo, com a presença especial da consultora e pesquisadora do Instituto Agronômico, Leila Dinardo, e representantes da companhia.

Conforme informações da empresa, o Kaiso Max tem duplo mecanismo de ação, sendo uma excelente ferramenta para o manejo de resistência e na proteção do potencial produtivo do canavial.

“O produtor tem uma solução inovadora, com uma molécula que está ‘descansada’ na cultura da cana. Ele vai conseguir fazer uma rotação de ativos, o que aumenta a eficácia no controle da praga, com um choque excelente”, afirma a gerente de inseticidas da Sumitomo Chemical, Suellen Drumond (na foto).

Impactos da praga

As formas mais jovens da cigarrinha são as responsáveis pelos maiores danos, por retirarem uma grande quantidade de água e nutrientes das raízes. Já os adultos sugam as seivas das folhas e injetam salivas que são tóxicas para a planta e causam necrose nos tecidos foliares e radiculares.

Esse cenário gera para a cana menores rendimentos industriais, contaminação dos processos industriais, menor rendimento na fermentação, redução de açúcar em 1,5%, dificuldade na obtenção de açúcar branco, o canavial fica completamente seco - com aspecto queimado - e reduções na produtividade registradas de 34 a 78 toneladas por hectare.

Kaiso Max foi lançado em evento online
Kaiso Max foi lançado em evento online

Benefícios Kaiso Max

Solução fabricada na planta da Sumitomo Chemical no Ceará, o Kaiso Max tem em sua composição química o imidacloprido e o lambda-cialotrina. “Ele tem o choque que o mercado já conhece, mas com um residual inovador. É uma mistura exclusiva e a primeira mistura com o imidacloprid”, destaca a gerente de inseticidas.

Outros benefícios do lançamento é o incremento na produtividade (toneladas de cana por hectare), a ótima relação custo-benefício, o efeito de supressão da cigarrinha na primeira soca quando aplicado no sulco de plantio, compatibilidade com fungos entomopatogênicos (utilizados em controles biológicos) e proteção para todo o ciclo da cultura.

A nova solução é utilizada na modalidade 70/30, quando se aplica no tolete da cana e no solo. O Kaiso Max estará disponível já na próxima safra, a partir de março de 2024.

A bula do Kaiso Max pode ser vista no link abaixo.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro