Agropecuária é o único setor que apresenta aumento no PIB
Mesmo com um ano conturbado pela crise econômica mundial, a Sulinox investiu R$ 3 milhões na modernização de máquinas e na ampliação da sua unidade fabril em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, cuja área construída passou de 5 mil para 6,5 mil metros quadrados. "Na metade de 2011, quando sentimos que o resultado não seria como o projetado, resolvemos mudar de estratégia, investindo em nossa fábrica e na reengenharia de equipamentos", destaca o diretor geral Leandro Einsfeld.
Conforme o dirigente, houve um crescimento nas vendas da Sulinox em 2011, mas não foi como o planejado inicialmente. "Por isso, viajamos para visitar fazendas produtoras de leite em outros países e trabalhamos na reengenharia de produtos, o que nos permitiu vislumbrar um 2012 promissor", ressalta.
"Fomos em busca de novas tecnologias para o aumento da produtividade, pois só com conhecimento é possível ter lucro nas fazendas", lembra. "Para nós, não adianta apenas aumentar o número de animais, é preciso investir no rendimento do leite das vacas, elevando a qualidade do plantel", completa.
Um dos equipamentos remodelados neste ano foi o tanque refrigerador de leite Super Compacto, de 500 a 2.000 litros, que permitiu uma diminuição de 7% no seu preço de venda. "Trabalhamos na redução de custos e já estamos oferecendo este desconto desde o dia 1o de dezembro", ressalta.
Para Norberto Viégas, gerente da marca, a automação também precisa estar presente na fazenda do pequeno produtor, e não apenas do médio e do grande. "Desta forma será possível fixar os filhos dos produtores de leite no campo", frisa. Para 2012, mais R$ 2 milhões devem ser investidos pela Sulinox em ações como a continuidade da automação e o lançamento de novos produtos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura