Assembleia Legislativa do RS presta homenagem ao Dia Nacional da Extensão Rural e Dia do Extensionista Rural
A Scania apresenta na linha 2012 de chassis para ônibus a nova versão da Série F. Os veículos chegam ao mercado brasileiro com motores dianteiros e já atendem às normas do Proconve P7. Disponíveis nas potências 250 e 310 hp, os chassis da Série F são indicados para operações urbanas e rodoviárias de curtas e médias distâncias que exigem produtividade e robustez.
“Até por conta dos futuros eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, existe a perspectiva de uma grande demanda por veículos alimentadores. Na verdade os veículos com motorização dianteira ainda representam a grande fatia do transporte urbano de passageiros, respondendo mais de 90% de participação no segmento”, diz Wilson Pereira, gerente executivo, de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. “Os chassis Scania Série F são ideais para quem quer economia, robustez, rentabilidade e baixo custo operacional”, completa o executivo.
Os chassis de ônibus Scania Série F permitem carrocerias de 12,6 até 13,2 metros na configuração 4x2, proporcionando maior espaço interno e capacidade de passageiros, sem perda de rendimento. Os chassis são equipados com o novo motor de 9 litros e cinco cilindros, com torque de 1150 Nm na versão de 250 hp e 1550 Nm no modelo de 310 hp. Se comparado aos antigos motores de 9 litros, os propulsores da linha 2012 ganharam aproximadamente 5% em potência, 9% em torque, além de se tornarem 7% mais econômicos.
A interação de todas as unidades de comandos eletrônicas nos chassis de ônibus da Série F é realizada pela comunicação CAN (Computer Aided Network), que ajuda a diminuir o número de fiações e conexões elétricas, possibilitando o trabalho de diferentes sistemas em perfeita sinergia. Esta característica apresentada pela nova arquitetura dos produtos permite o rápido diagnóstico de falhas, o que aumenta ainda mais a disponibilidade do veículo.
Outra evolução apresentada na nova Série F é à otimização do espaço na entrada ao salão de passageiros. O motor do veículo foi avançado em 160mm, proporcionando maior espaço no acesso ao corredor do ônibus. Além disto, graças ao torque maior da nova família de motores Scania, a nova Série F apresenta economia de combustível ainda mais surpreendente que a série anterior.
Os chassis da Série F são consagrados no segmento de transporte público, especialmente em países da América Latina e na África. Para atender o mercado brasileiro, os veículos serão produzidos na fábrica da Scania em São Bernardo Campo (SP).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura