Os visitantes da Agrishow poderão conhecer as soluções da JactoClean
O episódio do programa DuPont Colheita Farta TV que vai ao ar neste sábado, 18, no Canal Rural, revela o empreendedorismo e o sucesso dos produtores de soja Leandro Van Ass e Leandro Donaduzzi, das cidades gaúchas de Condor e Tupanciretã, respectivamente.
Em Condor, Leandro Van Ass mantém uma propriedade de 5 500 hectares. Engenheiro agrônomo por formação, ele só realiza o manejo da lavoura empregando somente insumos da marca DuPont, desde a dessecação à colheita.
“A prevenção começou na dessecação com o inseticida Lannate e depois, para segurar a lagarta, fiz aplicações de Premio e de Avatar. Para a ferrugem o manejo foi feito com o fungicida Aproach Prima”, resume Leandro. A expectativa do sojicultor é colher 75 sacas/ha.
De Condor a equipe de reportagem seguiu para Tupanciretã. Foi conhecer de perto a história de sucesso conquistada na lavoura de soja pelo produtor Leandro Donaduzzi. Ele planta atualmente 3 800 hectares da oleaginosa, e tem a expectativa de Donaduzzi de atingir 55 sacas/ha na safra em andamento.
“Na dessecação usei o inseticida Lannate e as sementes vieram tratadas com Dermacor e depois para reforçar o controle das lagartas apliquei o inseticida Premio. Contra a ferrugem asiática o tratamento foi preventivo, com aplicações de Aproach Prima”, ressalta Donaduzzi.
Aproach Prima é considerado um insumo de alta performance na prevenção da ferrugem asiática. A utilização desse fungicida contribui para o máximo potencial produtivo da cultura, de acordo com André Moraes, líder de marketing da DuPont para o Brasil.
Avatar é o novo inseticida da DuPont que vem auxiliar o agricultor no manejo da lavoura. Altamente eficiente, Avatar é a tecnologia certa para controle de lagartas no estágio reprodutivo da soja, o momento mais difícil de controle. Sua alta potência inseticida e seu modo de ação diferenciado fazem do Avatar uma ferramenta fundamental para o manejo de lagartas na rotação com outros inseticidas.
Premio, acrescenta André Moraes, é um inseticida indicado para a fase vegetativa, na qual a planta se encontra em pleno estágio de crescimento. Com sua sistemicidade, Premio transloca por toda a planta, protegendo a cultura contra um amplo espectro de lagartas, por um longo período, contribuindo para que a cultura entre na fase reprodutiva livre de lagartas.
Moraes destaca ainda que o inseticida Dermacor tem se mostrado altamente efetivo no tratamento de sementes contra a ação da Helicoverpa já na fase inicial da planta de soja. “A tecnologia proporciona excelente manutenção do estande da cultura e protege com eficácia a semente”.
Outro item importante da linha DuPont para o manejo da soja, o inseticida Lannate vem sendo usado há mais de 30 anos. Para André Moraes essa longevidade decorre dos resultados consistentes que a tecnologia transfere ao agricultor no controle de lagartas a partir do pré-plantio ou dessecação.
DuPont Colheita Farta TV é reprisado aos sábados, às 13h30 e domingos, 9h00.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura