Stephanes fala sobre consequência do Plano Real na agricultura

01.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, falou hoje, durante entrevista à Rádio Nacional, sobre a influência dos 15 anos do Plano Real no setor agrícola.

Stephanes argumentou que após anos e anos de inflação e de tantos planos o Real foi a grande solução, mas afetou mais o agricultor, porque precisou baixar os preços. “Nos três anos seguintes ao Plano Real, a produção agrícola brasileira caiu e parte do endividamento do setor vem daquela época. Isso ocorreu porque os preços caíram muito e não remuneravam o produtor e até por razões climáticas”, lembrou.

O ministro disse ainda que, ao longo de 20 anos, o setor agrícola acumulou uma dívida; ao mesmo tempo, lembrou que apenas 6% dos produtores possuem seguro rural. Ou seja, o agricultor perde a produção e a condição de pagar a dívida. “O grande problema do agricultor não é o que ele está produzindo hoje e o que recebe pelo que produz, mas é o dilema em como saldar esse passado. É uma questão que vem sendo discutida há muitos anos,” finaliza.

Lis Weingärtner

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025