Embrapa participa de mutirão da Operação Arco Verde em Feliz Natal

30.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) participa, de 2 a 4 de julho, do mutirão da Operação Arco Verde em Feliz Natal/MT, a 510 quilômetros de Cuiabá.

As palestras sobre alternativas de cultivos de produtos alimentares e bioenergéticos para a agricultura familiar e reuniões de planejamento de atividades de transferência de tecnologia serão conduzidas pelo supervisor da Área de Negócios e Transferência da /Embrapa Agropecuária Oeste/, Claudio Lazzarotto, e pelo técnico Mauro Kruker.

Na semana passada, de 25 a 27 de junho, o mutirão esteve em Peixoto de Azevedo (a cerca de 750 quilômetros de Cuiabá). Lá, foram realizadas reuniões com técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), da prefeitura e também dos municípios de Guarantã do Norte e Matupá, para estabelecer as futuras ações de Transferência de Tecnologia em toda a região.

“O público das palestras foram agricultores assentados, muitos deles provenientes de assentamentos distantes até 200 quilômetros do município”, diz Lazzarotto. Segundo ele, Peixoto de Azevedo é dependente economicamente do garimpo e tem agricultura pouco desenvolvida. “Eles dependem do que é produzido nos assentamentos que ficam muito longe da cidade”, acrescenta.

Em Peixoto de Azevedo está o assentamento do Distrito de União do Norte, maior da América Latina com 3,6 mil famílias assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Cerca de dez mil pessoas moram e produzem nas glebas distribuídas em seis assentamentos, sendo o mais distante - a 202 quilômetros da cidade - o assentamento “Antônio Soares”.

O vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, fez o lançamento do mutirão no município, junto ao prefeito Sinvaldo Santos Brito, autoridades locais e representantes do Governo Federal.

Minibibliotecas

A Embrapa também está levando a todos os municípios da Operação Arco Verde o projeto Minibibliotecas, que compreende a elaboração e distribuição de produtos de informação, relacionadas à produção agropecuária e de alimentos de qualidade, respeitando a realidade das comunidades rurais nas diversas regiões do País. A finalidade é oferecer informações e tecnologias de baixo custo, geradas ou adaptadas pela Embrapa, para o agricultor familiar e à juventude rural.

Cada Minibiblioteca é composta por 108 títulos de publicações impressas, 40 títulos do programa de rádio Prosa Rural e 38 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV’, editados pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF). O projeto faz parte das estratégias do Programa Fome Zero, do Governo Federal.

Arco Verde

Os mutirões da Operação Arco Verde foram lançados no dia 19 deste mês, quando também foi aberta oficialmente a Operação em Alta Floresta (MT). A Embrapa Agropecuária Oeste junto a outras unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e outras instituições parceiras, participa da Operação Arco Verde sendo responsável pelas ações de atualização tecnológica voltada para a assistência técnica e extensão rural, para os 20 municípios de Mato Grosso que se encontram em estágio crítico de desmatamento.

Articulada pela Casa Civil da Presidência da República, com a participação de 13 ministérios, entre eles o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Operação Arco Verde compreende ações em 43 municípios da Amazônia, relacionados entre os maiores desmatadores, responsáveis por 50% de toda a destruição da floresta amazônica. Na primeira fase dos trabalhos, estão previstos mutirões em todos os municípios da Operação Arco Verde, com a realização de palestras, sensibilização da população quanto às conseqüências do desmatamento e das queimadas e divulgação das propostas da Operação.

Os municípios abrangidos pela Operação em MT são: Alta Floresta, Aripuanã, Brasnorte, Colniza, Confresa, Cotriguaçu, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Juara, Juína, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Ubiratã, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Querência, São Félix do Araguaia, Vila Rica e Nova Maringá.

Kadijah Suleiman,

Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS)

(67) 3416-9742 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro