Modalidade de fixação em trocas atrai atenção de produtor
A relação entre a agricultura e o meio ambiente foi tema de palestra do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, a adidos agrícolas estrangeiros, nesta terça-feira (23/02), em Brasília.
Stephanes mostrou que o setor agrícola pode ajudar na preservação ambiental em vários programas, tendo o Ministério da Agricultura à frente. “Podemos diminuir a emissão de gases de efeito estufa se fizermos um programa de recuperação de áreas degradadas”, explicou.
De acordo com o ministro há, hoje, cerca de 70 milhões de hectares em uso para lavouras e 200 milhões em domínio da pecuária. Desse total, existem regiões com baixa densidade bovina e outras que estão degradadas. “Poderíamos recuperar parte dessas áreas e, com isso, estaríamos seqüestrando os gases e melhorando a produtividade”, completou.
Também foram destacados pelo ministro como alternativas à emissão de gases de efeito estufa e desmatamento o plantio direto com qualidade, a fixação biológica do nitrogênio e o Programa Boi Guardião, que hoje controla por georreferenciamento 20 mil propriedades no Pará para evitar desmatamento no Bioma Amazônia em função da pecuária. Ele ressaltou que todas as idéias foram concebidas com “racionalidade, equilíbrio e apoio técnico-científico”.
Temas em destaque - Durante a apresentação, Stephanes falou, ainda, sobre o Código Florestal, cujo projeto tramita no Congresso Nacional e defendeu que as áreas consolidadas devem ser estudadas, cada vez mais, sob o ponto de vista da sustentabilidade, enquanto as áreas novas devem ser preservadas. “Não há mais necessidade de derrubar nenhuma árvore no bioma amazônico para aumentar a produção brasileira. Podemos dobrar a produtividade agrícola e pecuária apenas com as áreas que temos disponíveis”, enfatizou.
Participaram da palestra 20 conselheiros de agricultura de embaixadas estrangeiras no País e os 21 profissionais brasileiros aprovados no processo de seleção a adidos agrícolas. A iniciativa partiu da embaixada da Espanha, com a proposta de aproximar os representantes estrangeiros no Brasil de autoridades da política agrícola nacional.
Eline Santos
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura