Soluções via satélite são opção para preservação e enriquecimento do solo na agricultura

Ausência de investimento na área de plantio pode resultar na redução da qualidade da colheita e perda significativa de lucratividade

05.12.2022 | 08:42 (UTC -3)
Camila Thomazelli
Marcelo Leonessa, CEO da Effatha Technology
Marcelo Leonessa, CEO da Effatha Technology

Existem diversos aspectos que interferem em uma boa colheita. Clima inadequado, tempo de intervalo incorreto entre o plantio e alta quantidade de pragas são alguns exemplos que podem contribuir para uma má colheita. Entretanto, ainda é necessário atenção sobre outro fator importante nesta equação: a qualidade do solo. É por meio do campo de plantio que os alimentos absorvem a água e os nutrientes necessários para o seu crescimento.

“Investir no tratamento adequado do solo é crucial para uma colheita mais produtiva. Além disso, é preciso também observar se os recursos que já são utilizados não contribuem para o desgaste da superfície utilizada para o plantio”, explica Marcelo Leonessa, CEO da Effatha Technology, empresa brasileira que atua com tecnologia via satélite para o mercado de agricultura.

Marcelo destaca que a conservação da terra é uma das maiores dificuldades para os produtores rurais. “A degradação do solo pode ser extremamente prejudicial para os agricultores, uma vez que um terreno infertil ou pobre em nutrientes pode impedir uma boa colheita e gerar redução de qualidade dos alimentos, além de perdas de lucratividade”, pontua o CEO.

O empresário explica que a utilização de soluções via satélite podem ser a alternativa ideal para aqueles que já entendem a importância da preservação deste importante recurso natural. “A tecnologia desenvolvida pela Effatha Agro torna os micro e macronutrientes no solo mais biodisponíveis para serem absorvidos pelas plantas, tudo isso por meio de sequência de frequência, portanto, não existe risco nenhum ao solo”, ressalta Leonessa.

Além disso, a tecnologia também não depende de maquinário agrícola pesado, de maneira que evita a compactação do solo e gera um impacto positivo para a saúde não apenas da área do plantio, mas de todo bioma presente na área. “O solo é um recurso natural, que assim como todos os outros, é limitado e deve ser preservado”, salienta o empresário.

“O agronegócio tem papel crucial nesta missão, uma vez que o utiliza para gerar receita. Por isso, é necessário ter em mente sempre quais tipos de ferramentas e produtos que estamos utilizando nele e se, a longo prazo, poderemos contar com toda a eficiência e benefícios que o solo proporciona às plantações”, finaliza.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro