SolidarESA "Luiz de Queiroz" promove o Dia de Campo - Cultivo do Feijão em Plantio Direto, variedades cultivadas

03.04.2014 | 20:59 (UTC -3)

O feijão, pertencente à família das leguminosas, é um dos principais alimentos da dieta dos brasileiros, pode ser cultivado por todo o país, variando de acordo com a época e a região. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o Brasil lidera a produção mundial, correspondente a 3,6 milhões de toneladas. É uma cultura pouco tolerante às variações climáticas extremas, causando queda na produtividade principalmente na fase de consolidação das vagens e florescimento.

Para ajudar o produtor rural a aumentar a eficiência da produção, no dia 12 de abril de 2014, a Casa do Produtor Rural (CPRural) e o Grupo de Experimentação Agrícola (GEA) ambos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), da USP, em Piracicaba, promoverão a primeira edição do projeto SolidarESA "Luiz de Queiroz", com a realização do Dia de Campo - Cultivo do Feijão em Plantio Direto, variedades cultivadas.

A proposta do evento é fornecer conhecimento sobre tecnologias sustentáveis em manejo de feijão, que podem ser empregadas na propriedade rural. O feijoeiro é uma cultura que pode ser utilizada em consorciação com outros cultivos, propiciando a rotação de culturas, essencial a biodiversidade do solo.

Por meio de palestra e prática no campo, serão apresentadas informações sobre o cultivo do feijão em plantio direto, com enfoque para o manejo fitotécnico da cultura.

A palestra contará com a presença do Dr. Alisson Fernando Chiorato, diretor do Centro de Grãos e Fibras do Instituto Agronômico de Campinas – IAC. As práticas no campo serão realizadas pelos professores Dr. Pedro Jacob Christoffoleti (ESALQ/USP), Dr. José Otávio Machado Menten (ESALQ/USP), Dr. Pedro Takao Yamamoto (ESALQ/USP) e Dra. Patrícia Angélica Alves Marques (ESALQ/USP). A programação completa pode ser consultada no site da Casa do Produtor Rural www.esalq.usp.br/cprural

O evento destinado a produtores rurais, estudantes de ciências agrárias e profissionais do setor, será realizado no anfiteatro do Pavilhão da Zoologia. As inscrições gratuitas e limitadas, podem ser feitas pelo e-mail cprural@usp.br, pelo telefone (19) 3429-4178 ou diretamente na CPRural da ESALQ, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O Dia de Campo conta com o apoio da Diretoria da ESALQ, Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária, Departamento de Produção Vegetal (LPV), Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN), Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA), Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da ESALQ; Fundo de Fomento de Cultura e Extensão Universitária da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU); Instituto Agronômico de Campinas (IAC); Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq); Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema); Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati) e Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (GEAGESP/CEASA de Piracicaba).

Dia de Campo – Cultivo do feijão em plantio direto: variedades cultivadas

Data: 12 de abril de 2014

Horário: 07h30 às 12h

Local: Anfiteatro do pavilhão da Zoologia (ESALQ/USP)

Realização: Casa do Produtor Rural (CPRural/ ESALQ) e Grupo de Experimentação Agrícola (GEA/ESALQ)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025