Soja transgênica da Embrapa e BASF aprovada pela CTNBio

14.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

Graças à aprovação da soja transgênica pela CTNBio no último dia 10 de dezembro, produtores de soja do Brasil e de mais 20 países vão poder contar com um pacote tecnológico desenvolvido com participação brasileira. Trata-se de variedades de soja geneticamente modificadas com tolerância a herbicidas da classe das imidazolinonas desenvolvidas em parceria entre a Embrapa e a BASF.

A pesquisa começou com a transformação genética de plantas de soja pela equipe da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (uma das unidades de pesquisa da Embrapa em Brasília, DF), coordenada pelo pesquisador Elíbio Rech. Na fase seguinte, as plantas transformadas foram testadas em casa de vegetação e no campo por outra unidade da Embrapa, a Embrapa Soja, localizada em Londrina, PR.

Depois dessa etapa, as duas instituições passaram à fase regulatória, na qual foi avaliada a segurança das plantas de soja geneticamente modificadas, baseada em quatro pilares: caracterização molecular das plantas transformadas para ter certeza de que contêm apenas o gene de tolerância desejado; segurança da proteína; segurança alimentar em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas; e, por fim, a avaliação agronômica para testar a segurança ambiental.

"A ciência precisa ser impecável no atendimento aos padrões de biossegurança de todos os países", ressaltou o pesquisador, lembrando que as plantas tolerantes serão comercializadas no Brasil e em aproximadamente 20 países produtores de soja, entre eles, a China.

"Depois de todas essas etapas, que levaram cerca de 10 anos, chegamos à planta ideal. E, agora, com a aprovação para liberação comercial temos a perspectiva de um mercado grande, com a qual o Brasil só tem a ganhar", ressaltou o pesquisador.

Sementes

As sementes transformadas deverão estar disponíveis para os produtores na safra de 2011/2012.

As variedades resultantes dessa parceria representam uma nova alternativa de tolerância a uma classe diferente de herbicidas para os produtores, já que não é bom ficarem restritos a uma só tecnologia. Até o momento apenas a soja transgênica tolerante ao herbicida RounupReady (RR) foi aprovada para comercialização no Brasil. Além disso, a rotação de sistemas é sempre benéfica para as lavouras.

Por enquanto ainda é cedo para estimar ganhos reais, pois os estudos ainda estão em fase inicial, mas a soja geneticamente modificada apresenta potencial para ocupar de 15 a 20% do mercado no Brasil.

O fato de a Embrapa possuir unidades de pesquisa em todas as regiões brasileiras facilita o desenvolvimento de variedades com características adaptadas a condições diversificadas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro