Indústria de ração recua 0,5% em 2009

11.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

A produção da indústria de ração animal no Brasil recuou 0,5% em 2009 em relação ao ano passado, enquanto a demanda por sal mineral recuou 10%. As projeções são do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).

Segundo a entidade, os dados revelam um recente período de recuperação, já que a queda foi menos acentuada que a registrada no terceiro trimestre e fez com que a produção anual se aproximasse da estabilidade. O Sindirações estima o fechamento de 2009 com produção total de 58,4 milhões de toneladas de ração e 1,8 milhão de toneladas de sal mineral.

As expectativas para 2010 são de continuidade na trajetória de recuperação – o crescimento previsto é de 5% a 10% no próximo ano, levando em conta projeções baseadas em séries históricas de demanda, elasticidade de preços e simulação de cenários, além das tendências elaboradas de produção animal, em especial das entidades de avicultura e suinocultura.

“Teremos oportunidades e ameaças à vista. Acreditamos em um impacto negativo do câmbio, que pode reduzir a competitividade do produto brasileiro, mas novos mercados estão se abrindo para o país, principalmente na Rússia e países asiáticos. O Governo precisa diminuir a pesada carga tributária que paira sobre a cadeia de produção de carnes e desburocratizar o setor de alimentação animal para garantir a segurança alimentar, que começa com suprimento suficientemente seguro”, afirma Ariovaldo Zanni, diretor executivo do Sindirações.

BOVINOCULTURA DE CORTE

A produção de ração para bovinos de corte sofreu queda de 6,0% durante o ano de 2009, graças à redução expressiva de uso de tecnologia entre os produtores bovinos. Os motivos para o recuo nos programas de confinamento foram, além da crise, o câmbio valorizado e o congelamento de transações, o que colocou muitos frigoríficos em situação financeira frágil. O descompasso entre o preço da arroba do boi e o preço do bezerro e o acentuado índice de chuvas tardaram o confinamento e impactaram a queda no consumo total de ração e suplementos.

Mais informações:

.

Fonte: Perspectiva Assessoria de Comunicação - (11) 3706.3333

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro