Soja oscila nos mercados e abre espaço para o produto brasileiro

Na Bolsa de Chicago, a soja tem subido, mas os demais mercados não estão acompanhando o mesmo ritmo.

28.04.2022 | 14:11 (UTC -3)
Katya Desessards

Analistas de mercado de diversas consultorias avaliam que, além dos fatores já conhecidos, o mercado está preocupado com o clima nos EUA, que está com seca em muitas regiões produtoras significando dificuldade no início do plantio da nova safra de soja. No ano passado, nesta época, o plantio já estava atingindo 3% da área.

Além disso, vem piorando o quadro de guerra entre Rússia e Ucrânia, fato que eleva o preço do petróleo, puxando para cima as cotações do óleo de soja, as quais voltaram a superar os 80 centavos de dólar por libra-peso nesta semana, considerando o primeiro mês cotado, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Mesmo assim, o esmagamento de soja nos EUA subiu em março, atingindo o seu mais alto nível para o terceiro mês do ano, enquanto os estoques de óleo de soja caíram para o menor patamar desde novembro, segundo dados da ABIOVE (Associação Nacional de Processadores de Oleaginosas). As indústrias moageiras norte-americanas esmagaram 10,1% acima do registrado em fevereiro e 2,1% acima do processado em março de 2021, atingindo a um total de 4,95 milhões de toneladas no mês passado, segundo o USDA (United States Department of Agriculture).

“E dentro desse cenário é importante, tanto produtores como a indústria beneficiadora de soja brasileira, observarem os movimentos dos mercados com maior demanda”, salientou Enrique Traver, CEO da Copagri. Os analistas vêem que o que há de garantido é a alta lucratividade da soja, que está em torno de 45%. Para Enrique Traver, é o detalhe que vai fazer a diferença. “Importante se levar em conta, por exemplo, custos de produção levantados pelas entidades como DERAL (PR), FARSUL (RS) e pelo IMEA (MT), confrontando com preços pagos aos produtores nos estados produtores. Pois, este é um lucro considerável em qualquer parte do mundo, com ou sem guerra. Cabe ao agricultor agora decidir se é suficiente e vender ou se vai arriscar e esperar para vender na esperança de conseguir um valor maior”, avalia.

O CEO da Copagri pondera ainda que, esta semana, os olhos estão para o Petróleo e óleos vegetais em queda e podem espalhar fraqueza à soja. “Na Indonésia, por exemplo, o bloqueio das exportações de óleo de palma afeta apenas parcialmente. Além disso, apesar das vendas à China anunciadas pelo USDA, há temores de menor demanda do gigante asiático diante das medidas de confinamento em várias cidades devido a surtos de casos de Covid”, explica o Traver.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024