Elevadas doses de calcário aumentam produtividade no Matopiba
Aplicação de doses de 10 toneladas por hectare resultou em aumentos de 18% e 12%
Pesquisa realizada na Universidade Federal de Jataí (UFJ) apresentou dados sobre o impacto das sucessões de culturas no estoque e estabilidade do carbono orgânico na camada superficial do solo, em sistema de plantio direto (SPD), no Cerrado brasileiro.
O trabalho avaliou diferentes sistemas de sucessão de culturas envolvendo soja combinada com milho, milheto, braquiária, e consórcio de milho e braquiária. Os experimentos foram conduzidos em blocos randomizados desde 2016 e os dados mais recentes apontam:
O SPD é técnica essencial para o manejo do Cerrado, onde a rápida decomposição de resíduos devido ao clima quente e úmido exige estratégias que maximizem a proteção do solo e a conservação de carbono.
Culturas como milheto e braquiária, com sistemas radiculares robustos e alta relação carbono / nitrogênio, promovem a formação de matéria orgânica mais resistente à decomposição, contribuindo para a sustentabilidade agrícola.
A inclusão de milheto nas sucessões de culturas com soja é altamente recomendada, não apenas pela alta produção de biomassa, mas também pelos benefícios associados à melhoria das propriedades físicas do solo e ao aumento do estoque de carbono. A longo prazo, essa prática pode contribuir para a mitigação de mudanças climáticas, reduzindo as emissões de CO2.
Mais informações podem ser obtidas em doi.org/10.3390/agriculture14112085
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura