Devolução de embalagens de pesticidas cresce no Tocantins
Recebimentos itinerantes promovidos pela Adapec atenderam mais de 1,3 mil pequenos e médios produtores rurais
A SLC Sementes, marca que integra a SLC Agrícola, celebra o primeiro ano do Laboratório de Análises de Sementes (LAS), localizado na Fazenda Panorama (Bahia). O espaço, criado em outubro de 2023, foi desenvolvido para facilitar os processos de produção, beneficiamento e vendas, e faz parte do planejamento da empresa em ter uma infraestrutura moderna para o desenvolvimento de análises e assertividade decisória no processo produtivo.
O laboratório foi projetado para processar o estudo de amostras e conta com estufas de última geração para análise de canteiros em tempo real. Em 2024, a SLC Sementes aprimorou a automatização e a melhoria contínua dos processos. O local conta ainda com diversas inovações, como salas de germinação fechadas para acomodar maior número de amostras, uma estufa para realização de testes de canteiro e um processo de rastreabilidade pioneiro no mercado.
No começo deste ano, após um processo rigoroso de controle de qualidade e capacitação do pessoal, o LAS recebeu o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura (Mapa) com a ISO 17.025, de qualidade de análises laboratoriais. Com a conclusão do credenciamento, a SLC Sementes vai direcionar seu foco para as perspectivas futuras e na expansão do local.
"Os vetores que rodeiam a agricultura mudam constantemente e temos que acompanhar essa dinâmica. Por isso, estamos modernizando nosso laboratório, para conseguirmos potencializar o processo decisório da escolha de campos aptos a sementes", comenta João Vanin, Gerente de Produção de Sementes da SLC Agrícola.
A SLC Sementes nasceu em 2018, como parte de uma estratégia de diversificação e agregação de valor da SLC Agrícola. Em constante expansão, a empresa comercializou 1,02 milhão de sacas de semente de soja e 130 mil sacas de algodão – números acima das expectativas – só no ano passado. Para 2024, a SLC Sementes projeta comercializar cerca de 1,25 milhão de sacas de sementes de soja e 143 mil sacas de sementes de Algodão.
Para atender à crescente demanda do mercado, são adotados rigorosos testes de qualidade que garantem a pureza, a viabilidade e o desempenho dos insumos no campo. Além disso, as cultivares são certificadas e rastreáveis, possibilitando assim maior credibilidade e resultados aos produtores rurais.
"Agregar valor a uma commodity é um desafio, mas se temos uma semente certificada, consequentemente ela tem maior potencial produtivo. Soma-se a isso o fato de que ela pode ser rastreada, desde sua saída do campo até o embarque para o cliente final. Com isso, cria-se um ambiente de confiabilidade entre compradores e vendedores, o que por sua vez possibilita melhores condições nas negociações", explica Vanin.
Toda a cadeia produtiva é beneficiada por práticas que resultam em mais valia aos agricultores e esse é um dos maiores propósitos da SLC Sementes, que adota conceitos de ESG ao longo de todo o processo de desenvolvimento de tecnologias agricultáveis.
“A nossa abordagem é centrada no produtor rural e no desenvolvimento de uma agricultura mais produtiva, sustentável e rentável", complementa o Diretor de Suprimentos, Sementes e Mecanização da SLC Agrícola, Gustavo Lunardi.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura