Carteira de agronegócios do Banco do Brasil atinge R$ 100 bi
Em meio a chuva de balões e músicas com temas infantis, o Sistema Faeg/Senar realizou, na manhã desta quinta-feira (6), a festa de premiação do Programa Agrinho. No evento, professores, estudantes e convidados conheceram os autores dos melhores projetos de 2012. A grande vencedora do Programa foi a professora Rosângela Peres Teixeira dos Santos, da Escola Municipal Dona Izaura Maria da Silva Oliveira, do município de Minaçu. Ela levou para casa um carro modelo Uno zero quilômetro com o projeto pedagógico “Do lixo se faz o lucro”.
De acordo com Rosângela, a conquista do primeiro lugar é a realização de um sonho. “No ano passado nós desenvolvemos um projeto muito interessante, mas ficamos em quinto lugar. Em 2012, nos dedicamos novamente e agora tivemos o reconhecimento desse lindo trabalho.”
A professora destaca que o projeto pretende trabalhar a coleta seletiva e a reutilização do lixo, visando diminuir a poluição e gerar lucro. “O município de Minaçu ainda não conta com o trabalho de coleta seletiva. Com o nosso trabalho, pudemos nortear a sociedade e conscientizar a população da importância da reciclagem do lixo.” E ela garante que o projeto já tem dado certo. “Com o lixo recolhido nós conseguimos confeccionar ecobag para supermercados, onde foi diminuído o uso de sacolas plásticas”, conta.
Este ano, o Concurso apresentou algumas mudanças na premiação. Em vez de premiados os cinco primeiros colocados de cada categoria, receberam prêmios os autores dos melhores projetos das oito macrorregiões do Estado. Os oito vencedores nas categorias Escola Agrinho e Experiência Pedagógica ainda concorrem entre si na disputa dos grandes prêmios finais. Mais de R$ 160 mil foram distribuídos em prêmios.
Centenas de crianças, adolescentes, pais e professores vieram de várias regiões do Estado para participar da cerimônia. A entrega dos prêmios foi o ponto alto de um trabalho que começou no início do ano, com a capacitação dos professores das escolas da rede pública que aderiram ao Programa. Após a capacitação, os professores retornam aos municípios e começam a trabalhar nos projetos relativos ao tema “Empreendedorismo e Meio Ambiente”. Inseridos nesse contexto, os alunos foram convidados a desenvolverem os trabalhos que concorreram ao Programa Agrinho deste ano.
O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, disse que está muito satisfeito com os resultados alcançados com o Programa Agrinho, que hoje é o maior programa de responsabilidade social do Sistema na área da educação. “Essa iniciativa nos permite uma interação entre os agentes envolvidos para alcançar um bem maior na defesa do meio ambiente e promoção de um estilo de alimentação saudável para as crianças”, comenta.
Ele conta que todos os esforços e trabalhos dos professores e alunos impressionam pela qualidade dos projetos inscritos. “É muito gratificante valorizar essas crianças e seus professores. Eles são o presente e o futuro do nosso Estado. Temos uma sensação de dever cumprido”, comemora José Mário. Ele anunciou ainda que pretende ampliar para 246 municípios participantes do Projeto no próximo ano.
Esse ano o programa envolveu 400 mil alunos em 200 municípios. Foram capacitados 15 mil professores de 2 mil escolas. Os números superaram os dados do ano passado.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura