Praça Ativa Monsanto reúne aproximadamente 6 mil pessoas em Vacaria/RS

05.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Aproximadamente 6 mil pessoas participaram no último domingo (2), em Vacaria, município do interior do Rio Grande do Sul, do Praça Ativa Monsanto, projeto desenvolvido para promover cultura e educação ambiental em comunidades espalhadas pelo Brasil. Gratuito e aberto a toda população, o evento, que ocorreu na praça Daltro Filho, no centro da cidade, das 10 às 17 horas, ofereceu shows de música e dança com artistas locais, espetáculos circenses com a Cia do Riso de Novo Hamburgo (RS), contação de histórias sobre agricultura, oficinas de pintura e de criação de objetos com material reciclável, distribuição de mudas de árvores e de plantas medicinais, pintura no rosto das crianças, além de exposições de arte e artesanato. O Praça Ativa Monsanto é realizado pela instituição do terceiro setor Universidade Ativa com o patrocínio da Monsanto e apoio dos órgãos públicos municipais.

“A Monsanto tem o compromisso de produzir mais, conservar mais e melhorar vidas. Esses são os pilares para a sustentabilidade econômica, ambiental e social. O Praça Ativa está diretamente ligado a melhorar vidas. Buscamos escolher municípios carentes de atividades culturais e educativas abertas à comunidade e percebemos pelo grande público o quanto é importante esse tipo de iniciativa”, fala Isabela De Marchi, coordenadora de Sustentabilidade da Monsanto.

Durante todo o domingo, crianças e adultos se divertiram com as apresentações que ocorriam no palco principal e com as performances de palhaços, mágicos, acrobatas e malabaristas, que também realizaram oficinas de contorção com bambolês e de acrobacias de solo com a garotada. Outras atrações que tiveram grande participação das crianças foram as oficinas de educação ambiental e de reciclagem. Desenvolvidas pela gestora ambiental Daniella Terra, as atividades incluíram desenho e pintura sobre o ecossistema do município, confecção de jardineiras e comedouros para pássaros a partir de garrafas pet e teste da pegada ecológica para os adultos. “Em Vacaria é muito marcante a presença do Rio Pelotas, das araucárias e do pássaro urucaca. Mas procuramos mostrar para as crianças que o ecossistema é muito maior, composto inclusive por nós, seres humanos. Voluntários da Monsanto, que capacitamos para a realização das oficinas, e professores da rede pública de ensino nos deram apoio fundamental para realizar as atividades”, explica Daniella.

Para os voluntários da Monsanto, a experiência de participar de um evento com a comunidade foi gratificante. “Dedicar esse tempo a uma ação totalmente diferente do dia-a-dia, interagindo com as pessoas da nossa comunidade e especialmente com as crianças foi maravilhoso”, relata Jorge Luís Pelisson, representante técnico de vendas da Dekalb, marca da Monsanto para milho e sorgo. Além dos funcionários da Monsanto, foram voluntários nas atividades distribuidores e parceiros, como Cezar Tibola, assistente técnico de sementes da Cooperval de Vacaria, e Almicre Piovezan, gestor da unidade da Cooplantil no município. “Ver que com uma simples garrafa pet você traz o sorriso ao rosto de uma criança é sem dúvida especial”, comenta Cezar Tibola. “A sociedade moderna tende a valorizar o consumo, e acredito que seja fundamental aprendermos a lidar com os recursos naturais e reaproveitá-los”, completa Piovezan.

As tendas montadas na praça central tiveram ainda distribuição de livros de histórias infantis, medição de pressão e glicemia, demonstração de produtos fitoterápicos fornecidos pelo serviço público de saúde e orientações sobre entrevistas de emprego e seguro-desemprego. “O apoio dos órgãos públicos municipais, assim como dos voluntários, é importante para o sucesso do Praça Ativa que busca a valorização da cultura local”, explica Christiano Rocco, presidente da Universidade Ativa. Lançado em 2011, o Praça Ativa Monsanto já passou por Cuiabá (MT), Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Ijuí (RS), Luís Eduardo Magalhães (BA), Petrolina (PE), Primavera do Leste (MT), Sumaré (SP) e, agora, por Vacaria (RS).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro