Showtec 2010 terá foco na sustentabilidade do campo

08.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

Assegurar a sustentabilidade da produção dos campos sul-mato-grossenses mesmo sob adversidades climáticas e mercadológicas, será o foco dos trabalhos dos organizadores da Showtec 2010.

A primeira reunião entre os organizadores da feira ocorreu segunda-feira (5), na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), e contou com a presença dos idealizadores do evento, a Fundação MS, e de representantes da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), que ao lado do Estado, também promove o evento que ocorrerá de 2 a 4 de fevereiro do próximo ano.

Segundo a secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, declarou ao receber os idealizadores do evento no início da semana - ao lado do vice-presidente da Famasul, Eduardo Riedel - o bom planejamento dos organizadores do evento e a sintonia da programação com os temas mais sensíveis no setor produtivo, já são ingredientes que indicam o sucesso da próxima edição. Ela ressaltou ainda que a Showtec consolidou-se como referencia nacional na difusão de tecnologias, graças a este empenho, esforço e interesse dos pesquisadores e produtores ao apóio, e muitas vezes, o fomento direito ao aprimoramento tecnológico no campo. "O produtor sabe que bons resultados no campo não ocorrem ao acaso, e quanto mais estável e segura for sua produtividade, mais estabilidade e renda terá na atividade", elogia a secretária, que ao lado do governo do Estado, apoiará o evento.

O diretor executivo da Fundação MS para Pesquisa e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Dirceu Luiz Broch, lembra que o Estado, por meio do governador André Puccinelli e da secretária Tereza Cristina, tem estabelecido importantes parcerias, não só para a realização da Showtec. Segundo ele, os trabalhos iniciados hoje, deverão afinar os detalhes quanto a divulgação e promoção, mas adianta, a sustentabilidade perante as adversidades climáticas será o foco dos trabalhos e uma característica presente em boa parte das tecnologias que serão apresentadas. "Vamos expor diversas técnicas, produtos, equipamentos e cultivares tradicionais e transgênicas, focadas neste desafio, superar as adiversidades para assegurar a sustentabilidade da produção", reiterou, lembrando que a programação completa da feira deverá ser apresentada até a segunda quinzena de janeiro.

Para o superintendente da Famasul, Carlos Alberto S. do Valle, que será o anfitrião da próxima reunião técnica do evento – marcada para o dia 23 na sede da federação – embora já se tenha dado muito valor aos trabalhos de pesquisa, o produtor precisa participar ativamente destes eventos. Valle espera que este evento seja mercado pela presença maciça dos produtores, conscientes de suas atividades e preocupados em apurar cada vez mais sua produção e a tomada de decisão, para não ficar a mercê das adversidades ou inconstâncias do mercado. "A venda antecipada, para falar da comercialização, caiu drasticamente no Estado, então, precisamos informar melhor e discutir as variáveis do mercado, assim como o seguro agrícola - ainda incipiente - como outros tantos pontos que reduzem os ganhos do campo", destacou durante a reunião, ressaltando a importância destes temas na programação da Showtec.

Paulo Engel, secretário Adjunto da Seprotur - que conduziu os trabalhos na primeira reunião realizada na sede da secretária - afirma que o desafio da feira é justamente este, difundir ainda mais conhecimento e promover o desenvolvimento do campo. "O Estado tem somado esforços para assegurar e promover o uso e a difusão de tecnologias comprovados, assim como assegurar a sanidade agropecuária estadual", conclui.

Fonte: ASCOM - Assessoria de Comunicação Seprotur -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025