Setor produtivo apresenta conjuntura do agronegócio brasileiro

21.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

A conjuntura dos mercados de bovinos, aves e suínos foi apresentada por membros do setor produtivo, terça-feira (20), no Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa), em João Pessoa/PB.

Dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) apontam que o consumo anual per capita de carne bovina no País é de 37,2 quilos. Número considerado elevado, se comparado ao de carne suína, que registra 13,8 quilos.

“Em relação aos nossos países importadores de carne bovina o destaque é a Rússia, que compra 75% desse tipo de produto do Brasil”, ressaltou a gerente técnica da Abiec, Priscila Souza.

De acordo com o diretor de mercado externo da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), Rui Eduardo Saldanha Vargas, as exportações de carne suína cresceram 553% nos últimos 10 anos. “Com esse aumento, alcançamos o 4° lugar nas exportações. No que se refere à produção, a região Sul é responsável por 70% do mercado”, enfatizou.

Na reunião, o representante da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ariel Antônio Mendes, ressaltou que esse mercado emprega cinco milhões de pessoas, abrange 1,5% do Produto interno Bruto (PIB) e representa 47% das carnes produzidas no Brasil.

Kelly Beltrão

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025