Setor agropecuário do RS busca apoio contra crises climáticas

Setor vem enfrentando dificuldades causadas por estiagens e enchentes desde 2021

27.03.2025 | 09:40 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações da Cotrijal

Diante dos desafios enfrentados pelo setor agropecuário do Rio Grande do Sul devido a eventos climáticos extremos, o governo estadual reuniu-se nesta semana com representantes de entidades e federações para debater estratégias de apoio aos produtores rurais. O encontro contou com a participação do presidente da Cotrijal, Nei César Manica, e teve como foco a securitização das dívidas dos agricultores afetados por estiagens e enchentes desde 2021.

A proposta em discussão prevê a renegociação dos débitos com prazos e taxas de juros mais compatíveis com a realidade dos produtores. Segundo Manica, a reunião foi produtiva e resultou no encaminhamento de iniciativas estaduais que buscam apoio nacional para minimizar os impactos econômicos e sociais das adversidades climáticas sobre o setor agropecuário gaúcho.

Pleitos junto ao governo federal

Além do encontro promovido pelo governo estadual, lideranças do setor também participaram de agendas em Brasília com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O objetivo é pleitear junto ao parlamento federal e aos ministérios medidas que possibilitem o alongamento das dívidas dos produtores e a aprovação de projetos de lei sobre a securitização, que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Nova reunião programada

Na próxima segunda-feira (31), está prevista uma nova reunião liderada pelo governo do estado. O encontro contará com a presença de deputados estaduais e federais, além de representantes das entidades do setor agropecuário. A expectativa é aprofundar o debate sobre medidas de curto, médio e longo prazos para fortalecer o apoio aos produtores rurais do Rio Grande do Sul.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025