Serviço nacional de aprendizado rural inicia curso para 64 mil alunos em Mato Grosso do Sul

16.04.2015 | 20:59 (UTC -3)

tender mais de 64 mil alunos, do 1º ao 9º ano, em 19 municípios de 170 escolas da rede pública do estado de Mato Grosso do Sul. Essa é a meta do Programa Agrinho 2015, que vai ser lançado nesta quinta-feira (16), às 10h, na Casa Rural, em Campo Grande, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Mato Grosso (SENAR/MS). Em razão dos excelentes resultados obtidos em 2014, o programa ampliou o número de municípios atendidos, que na edição passada contemplou apenas oito, e dobrou a quantidade de estudantes.

O foco do Agrinho é desenvolver os Temas Transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC): Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais, com foco na sustentabilidade, valores e conexão campo cidade. O material entregue este ano para as escolas foi regionalizado por uma equipe de especialistas nas áreas de cultura, território, economia, meio ambiente e educação que trabalhou por quase três meses na adaptação.

Além disso, a coordenação do programa promove, desde o início do ano, oficinas de formação para professores, coordenadores pedagógicos e diretores das instituições de ensino participantes. “Os instrutores do SENAR foram qualificados para ministrar as oficinas apresentando a parte pedagógica e a metodologia utilizada no desenvolvimento do programa. Desta forma, o mentor fica preparado para trabalhar todos os temas transversais complementando a educação formal programada para o ano letivo”, explica Sandra Serrano, coordenadora do SENAR.

O trabalho realizado com os estudantes tem a finalidade de melhorar a integração das crianças que moram no ambiente rural, que normalmente enfrentam muitas dificuldades para chegar na sala de aula. “O objetivo do programa é também otimizar a conexão campo-cidade e despertar a consciência ética do aluno”, acrescentou Serrano.

Histórico – O programa Agrinho foi idealizado há 20 anos no Estado do Paraná com propósitos educacionais, entre eles orientar os produtores rurais quanto à utilização de equipamentos de proteção como luva, sapatos e máscaras. O projeto foi criado e desenvolvido inicialmente em cinco escolas da área rural e atualmente está presente em 399 municípios paranaenses, alcançando mais de um milhão de alunos anualmente.

Parceiros - A iniciativa do Sistema Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e SENAR/MS em trazer o Programa Agrinho para Mato Grosso do Sul contou com a parceria do Governo do Estado por meio das Secretarias de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE), Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (SEPAF) e Fundação de Cultura (FCMS), além de 19 prefeituras por intermédio das secretarias municipais de educação, empresas e instituições públicas e privadas.

Serviço – A cerimônia de lançamento do Agrinho 2015 acontece nesta quinta-feira (16), às 10h, na sede do Sistema Famasul, Rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025