Plantio do Trigo no RS começa pela região de Ijuí
Já a colheita da principal cultura de verão chegou a 96% da área implantada no Estado
O serviço de diagnóstico gratuito de greening realizado pelo Fundecitrus adotou melhorias para aumentar sua eficiência e sustentabilidade. As mudanças foram implantadas a partir de um trabalho feito pela analista de pesquisa científica do Fundecitrus, Rosangela Kishi, para obtenção do título de especialista em Gestão de Projetos pela Esalq/USP, que teve o serviço de diagnóstico como tema.
Os citricultores usam o serviço no caso de dúvidas sobre os sintomas e a presença do greening, para que a erradicação das plantas doentes seja assertiva. O diagnóstico também é amplamente utilizado nas pesquisas conduzidas pelo Fundecitrus e parceiros. O serviço está disponível desde 2004 e já realizou a análise de mais de 104 mil amostras.
“O diagnóstico contribui para o andamento de pesquisas e ajuda os citricultores no manejo do greening. Através da conscientização dos usuários, gera impacto econômico e social”, destaca a analista de pesquisa.
Para avaliar esse trabalho e também os treinamentos oferecidos, Rosangela elaborou questionários, respondidos pelos diferentes públicos atendidos, que permitiram identificar pontos positivos e pontos a serem melhorados, além da contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.
A partir das respostas, uma proposta foi elaborada para melhorar a aderência em sustentabilidade, a comunicação interna e externa e a gestão de resíduos e softwares utilizados no diagnóstico. Algumas ações já estão sendo implantadas, como o preenchimento obrigatório de um formulário na entrega das amostras, para trazer mais detalhes sobre a análise necessária, e a contratação de uma empresa para assessoria e organização do descarte dos resíduos produzidos nos laboratórios e no Fundecitrus.
Para saber mais sobre o serviço gratuito de diagnóstico, do envio das amostras (folhas) às etapas da análise, acesse https://www.fundecitrus.com.br/pesquisa/laboratorio.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura