Sequenciamento inédito do genoma de touro Nelore é destaque na Associação Genética Americana

14.02.2012 | 21:59 (UTC -3)
Sandra Lima

A pesquisa genômica bovina brasileira garantiu um novo patamar dentro da comunidade científica internacional. O sequenciamento realizado pela Genoa Biotecnologia e pela Universidade de Alberta (Canadá) no touro Nelore 7308 PO Perdizes foi publicado no início do mês no The Journal of Heredity, revista da Associação Genética Americana – e a mais influente publicação do gênero no mundo. A versão eletrônica avançada, on-line desde o dia 8 e disponível no site da AGA [

], destaca a equipe de cientistas brasileiros e canadenses pelo mapeamento completo do genoma de um touro da raça Nelore.

"Os consumidores irão se beneficiar de produtos mais baratos e saudáveis nas prateleiras dos supermercados", disse Stephen Moore, ex-diretor do Programa de Genoma Bovino da Universidade de Alberta e atual diretor do programa genoma bovino na Universidade de Queensland, na Austrália, e um dos investigadores no projeto do genoma da raça Nelore.

O genoma completo do touro Nelore 7308 PO Perdizes estará disponível ao público no GenBank, um banco de dados mantido pelo National Institutes of Health EUA (NIH).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025