Frutas e cachaça de Minas Gerais fazem sucesso em feira internacional

13.02.2012 | 21:59 (UTC -3)
Márcia França de Azevedo

Produtores e exportadores mineiros estiveram em Berlim, na Alemanha, promovendo as frutas da região do Jaíba e cachaça de Minas Gerais durante a Fruit Logistica 2012, principal feira do setor de frutas, verduras e legumes e porta de entrada para todo o mercado europeu. A feira aconteceu entre os dias 08 e 10 de fevereiro.

A Central Exportaminas coordenou, pelo terceiro ano consecutivo, a delegação mineira durante a feira. O estande mineiro, localizado no "Brazilian Fruit", pavilhão oficial do Brasil organizado pelo Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas), em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), recebeu a visita de centenas de compradores internacionais, autoridades e imprensa especializada.

Dentre as autoridades presentes no estande de Minas Gerais, estiveram as ministras da Agricultura de Portugal, Assunção Cristas, e da Alemanha, Ilse Aigner. Visitantes e autoridades puderam conhecer as frutas e a cachaça mineiras, além de degustarem a famosa caipirinha, feita na hora com a cachaça Pendão, produzida e engarrafada em Itatiaiuçú, a 70 km de Belo Horizonte.

Durante a feira, a Embaixada do Brasil em Berlim ofereceu uma recepção à delegação de Minas Gerais que, segundo a coordenadora especial de Comércio Exterior do Governo de Minas, Elisabete Serodio, "de grande valia para a aproximação entre o governo federal e os empresários mineiros".

"Participaram da delegação mineira 32 empresários e produtores de frutas da região do Jaíba, alguns deles pela primeira vez e outros com o objetivo de conhecer novos mercados para seus produtos", afirma o diretor da Central Exportaminas, Ivan Barbosa Netto, presente na feira. Também participam da missão o Secretário de Agricultura de Minas Gerais (Seapa), Elmiro Alves do Nascimento, a Coordenadora Especial de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Elisabete Serodio, o Superintendente de Gestão dos Mercados Livres dos Produtores Rurais da Seapa, Lucas Scarascia, o diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, a analista de comércio exterior da Exportaminas Andressa Borges, os técnicos do Sebrae-MG Claudio Luiz Oliveira, Claudio Wagner de Castro, Jadilson Ferreira Borges e Raquel Brasil, o aluno do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Newton Paiva Wellington Corelli, além de produtores e empresas de grande, médio e pequeno porte do Norte de Minas como Brasnica, Benassi, Grupo Borborema, Aslim e Abanorte, entre outros.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro