BASF: 50 milhões de euros de investimento em Proteção de Cultivos até 2010
Nesta quarta-feira (26/08), o Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Sudoeste Paulista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, em Capão Bonito, realiza a 9 ª Reunião Técnica de Cereais de Inverno.
Os objetivos do encontro, coordenado pelos pesquisadores João Carlos Felício e Edison Ulisses Ramos Junior, são divulgar o potencial de rendimento e qualidade industrial de novas variedades de trigo (IAC-380 e IAC-381), fornecer informações sobre a aveia branca no Sudoeste Paulista, apresentar avaliação em São Paulo e no Paraná de cultivares de trigo e triticale (fruto do cruzamento artificial de trigo com o centeio) e dar um panorama da cevada no Estado. A reunião ocorre das 8 às 13h30.
Para aproveitar o inverno rigoroso e as terras após o cultivo do milho safrinha, são plantadas na região Sudoeste do Estado culturas como trigo, aveia preta (silagem), aveia branca (silagem ou processamento industrial), cevada (fabricação de cerveja) e triticale (exclusivamente para alimentação animal). Assim, as pesquisas desenvolvidas pelo Polo Regional Sudoeste Paulista e pelo Instituto Agronômico (IAC) buscam obter principalmente novas variedades mais eficientes (mais produtivas e resistentes a doenças e pragas), para estimular a produção de grãos no inverno.
No caso da aveia branca, por exemplo, pesquisas com melhoramento genético visam à obtenção de novas cultivares mais bem adaptadas às condições de clima e solo tanto de São Paulo quanto de Estados vizinhos. A aveia branca é destinada à indústria de produtos alimentícios por apresentar maior teor de proteínas e constituir importante fonte de vitaminas. Os trabalhos de melhoramento genético da aveia procuram obter novas cultivares com maior potencial produtivo em relação aos disponíveis, mais resistentes às doenças (principalmente ferrugem das folhas e vírus do nanismo amarelo da cevada), colmos grossos e resistentes ao acamamento, precoces e com melhores características tecnológicas e nutricionais.
Quanto à cevada, as pesquisas buscam, por meio do melhoramento genético, obter novas cultivares com melhor adaptação às condições de clima e solo do Estado e de outras regiões, com maior produtividade, resistência às principais doenças e pragas, tolerantes à acidez do solo e possuidoras de melhores qualidades tecnológicas e nutricionais. Além da indústria cervejeira, o grão é utilizado na produção de farinhas ou flocos para panificação, medicamentos e produtos dietéticos e de sucedâneos de café. Também é empregada na alimentação animal como forragem verde e na fabricação de ração.
Já o triticale destina-se principalmente à alimentação animal, além da produção de biscoitos, pães caseiros, massa para pizza e produtos dietéticos.
O Polo fica na rodovia Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, SP 250, quilômetro 232, Capão Bonito/Guapiara.
A programação completa está disponível no site
Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães
Assessoria de Comunicação da Secretaria
11 5067-0069 /
José Venâncio de Resende
Assessoria de Comunicação da Apta
11 5067-0424
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura