Senar/SC capacita cerca de sete mil produtores

31.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
MARCOS A. BEDIN

Inclusão digital rural móvel, arte culinária, fruticultura (manejo do pomar), reformas e pequenas costuras, turismo rural, primeiros socorros, controles gerenciais da propriedade rural, implantação e manejo de pastagens e inseminação artificial em bovinos estão entre os 434 treinamentos gratuitos que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC) ofertará neste mês de junho no Estado. A meta é capacitar 6944 produtores rurais em todas as regiões.

O superintendente do Senar/SC Gilmar Zanluchi explica que os treinamentos propõem novas alternativas de renda para as famílias rurais. “É uma forma de aperfeiçoar o conhecimento dos produtores sobre as atividades que já desenvolvem ou de oferecer novas possibilidades de produção agropecuária para ampliar os lucros propriedades e garantir melhor qualidade de vida pra quem vive no campo”.

Orgão filiado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o Senar/SC disponibiliza mensalmente treinamentos voltados à formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS). As ações na linha de formação profissional rural envolvem atividades de apoio agrossilvipastoril, pecuária, agroindústria, agricultura, atividades relativas à prestação de serviços, silvicultura e aquicultura. Na linha de promoção social, as atividades possuem caráter educativo e preventivo: educação; artesanato; cultura, esporte e lazer; alimentação e nutrição; saúde e organização comunitária.

Entra as capacitações oferecidas no oeste do Estado estão a de jardineiro, em São Bernardino, piscicultura em Campo Erê, tratamento de madeira em Dionísio Cerqueira, conservas de hortaliças e temperos em Jupiá, cortes, assados e empanados de frango em Tunápolis, Projeto Leite (criação de bezerras e novilhas) em Itapiranga.

No oeste, o treinamento sobre organização da propriedade rural (Programa 5S) reunirá produtores de Ouro Verde, doces de leite e iogurte em Vargeão, Projeto Leite (qualidade do leite) em União do Oeste, tratores agrícolas em Quilombo, inclusão digital rural (informática básica) em Jardinópolis, bordado trançado com fita em Coronel Freitas e instalação e manutenção de redes elétricas em Seara.

Major Vieira recebe as capacitações em produção caseira de pães, cultivo protegido de hortaliças e primeiros socorros. Monte castelo em produção caseira de biscoitos, inclusão digital rural (informática básica), bordado com patchcolagem e jardineiro. Em Papanduva haverá cursos em inclusão digital rural (iniciação à informática) e confecção de vestido, camisa e casaco, aplicação de agrotóxicos (NR 31), entre outros.

Os demais treinamentos podem ser conhecidos no site do Senar/SC

, que traz as especificidades, como carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do seu município. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 3333 0322.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025