EBDA discute ações de convivência com a seca
A Universidade de São Paulo – campus Pirassununga - concluiu a avaliação genética dos bovinos Montana nascidos em 2010. Agora, a equipe de técnicos do Programa vai a campo para analisar individualmente os machos e fêmeas da safra. Os 23% melhores machos serão marcados como touros e receberão o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), estando aptos à comercialização como reprodutores melhoradores.
Os touros Montana são rigidamente avaliados em pesagens, medições e avaliações visuais, como ganho de peso, musculosidade, perímetro escrotal dos machos, altura, pelagem e resistência a carrapatos, para que o pecuarista tenha a garantia de comprar animais verdadeiramente melhoradores, aumentando a produtividade e a rentabilidade do negócio.
Segundo Gabriela Giacomini, gerente de operações do Montana, “muito em breve, todos os criadores terão touros Montana à venda, com todo o rigor de seleção exigido pelo Programa e pelo Mapa para emissão do CEIP”.
O Programa Montana vem produzindo e selecionando animais desde 1993, com o objetivo de colocar no mercado touros perfeitamente adaptados, precoces, com elevado potencial de ganho de peso e fertilidade, produzindo carne com qualidade superior a partir de um sistema simples e funcional de cruzamento.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura