Senar-RS treina novos instrutores e colaboradores de sindicatos

15.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Alessandra F. Bergmann

Encerra nesta sexta-feira (16), a preparação metodológica de seis técnicos instrutores do Senar-RS para executarem os treinamentos do programa Com Licença Vou a Luta, voltado para o público feminino rural.

Os profissionais vão ministrar aulas para cem novas turmas do programa que serão realizadas ao longo do ano no Estado, gratuitamente, por meio dos sindicatos rurais conveniados ao Senar-RS.

No ano passado, quase mil mulheres foram capacitadas pelo Senar-RS através do Com Licença Vou a Luta, que possui 40 horas de aprimoramento em temas como liderança, empreendedorismo, gestão financeira, conhecimento sobre legislação, planejamento do negócio e trabalho em equipe. Muitas dessas mulheres mudaram completamente sua realidade a partir da elaboração de um plano de negócio no meio rural, e com a prática de ações que possibilitaram sua independência financeira.

Outra facilidade do programa é de poder assistir as aulas com horários programados pela própria turma. Conforme a gestora do programa, Sandra Vieira, este é outro fator que tem atraído as mulheres a participar da programação de cursos.

Também nesta sexta-feira, o Senar-RS realiza no auditório da Farsul uma reunião de apresentação do Programa Alfa aos sindicatos parceiros do programa em 2012. O programa Alfa – Alfabetizando para Profissionalizar é responsável pela alfabetização de mais de 1,5 mil trabalhadores rurais por ano, e na reunião serão repassadas pela direção e técnicos do Senar, todas as atribuições aos sindicatos responsáveis pelo programa em seus municípios.

Este ano, o programa terá 90 turmas de participantes em 69 municípios gaúchos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025