Senar-RS divulga vencedores do Concurso Agrinho

12.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

Nove alunos e três professor são os vencedores dos melhores desenhos, melhores redações e das melhores experiências pedagógicas sobre o tema cidadania, na edição do concurso Agrinho 2009.

O concurso é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar-RS, com a parceria do Governo do Estado, secretarias municipais de educação, Sebrae e patrocínio do Banco do Brasil.

Os vencedores na fase estadual do concurso são alunos e professores dos municípios de Santo Ângelo, Canguçu Agudo, Nova Prata, Guarani das Missões, Santa Bárbara do Sul, Cerrito e Teutônia e receberão como prêmio cadernetas de poupança, computadores, aparelhos de som, bicicletas e TVs. Entre os critérios utilizados pela comissão avaliadora, foi considerada a criatividade para abordar o tema cidadania conforme a escolaridade do aluno na categorias desenho, texto e experiência pedagógica de professores. A listagem completa dos finalistas por região do estado está em:

O concurso, que neste ano teve 4.519 trabalhos inscritos, é a fase final do programa social realizado há sete anos pelo Senar-RS entre alunos e professores de escolas públicas gaúchas. Conforme o chefe da divisão técnica do Senar, Taylor Guedes, a maioria dos trabalhos vencedores tiveram resultados aplicados em comunidade e caracterizam-se por serem trabalhos inéditos no concurso, uma das exigências dos critérios de avaliação este ano. “Desta forma o concurso valoriza o esforço do aluno e o trabalho do professor no programa.” – explicou.

A proposta do Programa é facilitar em sala de aula o desenvolvimento de atividades ligadas à transversalidade, abordando temas importantes como saúde, cidadania, meio ambiente, trabalho e consumo. Este ano, foram mais de 40.538 mil professores e 481.068 mil alunos participantes de 3 mil escolas em 259 municípios, os quais, através das revistas com o personagem Agrinho, foram motivados a trabalhar questões relacionadas à abordagem para a compreensão dos alunos sobre as atitudes cidadãs, como votar, ter documentos de identidade, sobre direitos e deveres dos cidadãos e a influência deste conhecimento na vida e no planeta. “O programa é um instrumento facilitador utilizado pelo mestre na formação de valores para crianças e jovens, além de suas famílias” – explica o Superintendente do Senar-RS, Carlos Schütz. Os prêmios serão entregues nos municípios de cada vencedor entre os dias 23 e 27 de novembro.

Fonte: Senar-RS -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025