Mapa formaliza pedido de prorrogação do PSI
A pulverização dos espaços do Senar-RS, espalhados pelos quatro cantos do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio e o número expressivo de pessoas que participou das dinâmicas e oficinas realizadas pela entidade, foram, conforme o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl os grandes destaques desta 37ª Expointer. “Contabilizamos 7.486 pessoas presentes nos estandes do Senar-RS”, disse.
Durante a coletiva de imprensa, os dirigentes também enfatizaram os elogios da presidente Dilma Rousseff ao Relatório de Atividades do Senar-RS entregue pelo presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, durante a Abertura Oficial da Feira nessa sexta-feira (05.09). “Dilma também reconheceu o Pronatec como referência para o aprendizado no campo”, disse Sperotto.
Outro ponto destacado por Sperotto foi o trabalho dos técnicos no espaço destinado ao CAR - Cadastro Ambiental Rural, localizado no pavilhão internacional, onde compareceram 1.019 produtores, interessados em executar o cadastro de suas terras. “Foi um espaço importante para o produtor exercitar o preenchimento dos dados, mas sem que necessitasse enviá-los. Além disso, disponibilizamos uma cartilha com orientações jurídicas sobre as regras do cadastro”, disse.
Sperotto explicou que o espaço do CAR coroou um momento histórico, quando a cartilha recebeu a chancela do Ministério Público. “Com as orientações da cartilha, os produtores poderão cumprir a lei de forma incontestável e com serenidade”, afirmou.
Tietböhl também reforçou as dinâmicas das vitrines da Carne, por onde passaram 3.581 pessoas, e a do Leite que contou com a presença de 1.237 espectadores. “A vitrine do Leite contou com dois instrutores do Senar-RS que produziram receitas à base de leite, sempre com foco na propriedade rural. Apresentamos um vídeo no espaço mostrando todo processo produtivo do leite, com destaque para a questão da qualidade e segurança alimentar”, disse o superintendente. Sperotto acrescentou que a Vitrine da Carne já despertou interesse no exterior e em outros estados do Brasil, devido ao grande sucesso. As vitrines ficaram no espaço do Juntos para Competir – parceira de Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS.
As receitas de sucesso também marcaram presença na casa do Senar-RS, onde, diariamente funcionaram as oficinas de Alimentação e Nutrição. “Foram 377 atendimentos, com a elaboração de 45 receitas à base de milho, trigo e soja e posterior degustação”.
As oficinas voltadas para a pecuária também contaram com bom número de público. No espaço das Boas Práticas Agropecuárias (BPA), foram 373 atendimentos, através dos quais os interessados receberam orientações sobre os 129 itens de boas práticas a serem implementados nas propriedades. Já no espaço da Ovinocultura, 899 pessoas receberam orientações sobre sanidade e aplicação correta de anti-helmínticos. “Nossos técnicos apresentaram dois testes, o Famacha, que avalia a conjuntiva dos animais e o OPG, que fornece informações sobre a quantidade de ovos de helmintos que os animais apresentam em cada grama de fezes.”, disse Tietböhl.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura