Secretário da Agricultura da BA discute sustentabilidade da agropecuária com centenas de produtores de Miguel Calmon
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) terá um estande na Bienal dos Negócios da Agricultura – Brasil Central, que acontece na próxima quinta (8) e sexta-feira (9), no Cenarium Rural, em Cuiabá. Além da distribuição da folheteria com informações sobre cursos, treinamentos e oficinas, a equipe técnica também está escalada para atender e informar os visitantes sobre os serviços oferecidos pela entidade.
De acordo com o presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT, Rui Prado, o principal objetivo do da entidade é capacitar pessoas. “Queremos oferecer o maior número de cursos para a cadeia produtiva da soja e do milho”. Rui enfatiza que a demanda para a mão de obra qualificada é grande não só no interior, mas também na Grande Cuiabá.
A tecnologia no campo com muito mais rapidez que há 10 anos. O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho acrescenta que os tratores estão cada vez mais modernos. “E ainda não temos um número suficiente de pessoas qualificadas para operar estas máquinas”. É uma situação que também pode implicar no custo de produção. Quando o operador não é qualificado para utilizar
adequadamente todas as funções do equipamento, sempre há perdas”.
Durante a Bienal serão discutidos temas como logística, sucessão familiar, mão de obra e biotecnologia. “Quando o assunto é mão de obra vamos falar dos problemas, mas também vamos mostrar soluções”, ressalta Rui Prado.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura