Mapa prorroga prazo para certificação de armazéns
Evitar a utilização de agrotóxico, como preparar o solo, utilizar o esterco orgânico e conhecer o ciclo das culturas. Estes são alguns temas abordados pelo professor Arlindo Tartari na oficina de horticultura realizada todas as noites no estande do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar-MT), montado no Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro. Serão 100 pessoas qualificadas nesta oficina em dez dias.
Até o próximo dia 13 de julho acontece no estande do Senar, na Expoagro cinco oficinas gratuitas com 10 vagas cada uma. Além da horticultura, também estão sendo oferecidos treinamentos de manutenção e tratores agrícolas, beneficiamento de pescado , frango, leite e de couro. Estas oficinas são uma pequena mostra de alguns dos 130 treinamentos oferecidos pelo Senar/MT.
Bastante procurada, a oficina de horticultura além da teoria também tem a parte prática onde os alunos aprendem a fazer mudas e o plantio de algumas culturas. O professor Arlindo também ensina como fazer uma horta suspensa que é muita utilizada em pequenos espaços e indicada para apartamentos. "É onde podemos cultivar cebolinha, salsinha e até rúcula e almeirão".
Paulo Sérgio Gonçalo de Souza, de 53 anos, aprendeu a misturar a terra, preparar os canteiros e utilizar o adubo de forma correta. "Agora vou aumentar a produção da horta que tenho em casa". Paulo que participou pela primeira vez de um treinamento do Senar, conta que o aprendizado ampliou a sua visão sobre como produzir verduras e legumes.
Um pouco diferente de Paulo Sérgio, Odil Rodrigues de Campos, de 47 anos, transformou sua vida quando começou a participar dos treinamentos do Senar/MT. “Já fiz curso de doma de cavalo e vários outros nos últimos dois anos”. Desta vez Odil aprendeu que é preciso evitar o uso de agrotóxico no cultivo das verduras. "O Senar me ajudou a encontrar uma nova profissão. Estou sempre em busca de um novo curso".
Terezinha dos Santos, de 68 anos, estava animada com o que aprendeu na oficina de horticultura oferecida pelo Senar-MT. Moradora do bairro Carumbé, em Cuiabá, ela já tem sua horta, mas conta que não conhece as técnicas de cultivo. "Aprendi muitas coisas que sei que irão me ajudar a aumentar minha produção e quem sabe até vender algumas verduras".
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura