Seminário Jovens Talentos valoriza futuros profissionais da área de pesquisa

O encontro de iniciação científica – 10º. Seminário Jovens Talentos 2016 foi realizado nos dias 29 e 30 de junho

04.07.2016 | 20:59 (UTC -3)
Rodrigo Peixoto

O encontro de iniciação científica – 10º. Seminário Jovens Talentos 2016, realizado nos dias 29 e 30 de junho na Embrapa Arroz e Feijão, reuniu bolsistas de graduação e pós-graduação orientados por pesquisadores e analistas da Unidade. Foram apresentados 78 trabalhos, sendo 38 de estudantes de graduação e 40 de pós-graduação, sobre pesquisas nas áreas de produção animal, produção vegetal e recursos naturais.

Desde sua primeira edição, ocorrida no ano 2006, a discussão técnico‑científica, a integração das equipes de pesquisa e a contribuição para a formação acadêmica de futuros profissionais são o foco do evento, que, neste ano, contou com um público de 160 pessoas ao longo de dois dias.

A Comissão Organizadora do 10º. Seminário Jovens Talentos 2016 premiou por qualidade e mérito os melhores trabalhos inscritos e a Embrapa Arroz e Feijão irá preparar os anais do evento com todos os 78 estudos apresentados pelos bolsistas participantes. Esta publicação reconhece a vocação do Jovem Talento, ensejando que, com determinação e empenho, prossigam suas investigações científicas. Com isso, a Embrapa Arroz e Feijão reafirma seu compromisso em contribuir para a formação de recursos humanos em pesquisa e em atividades profissionais afins.

O coordenador do 10º. Seminário Jovens Talentos 2016, pesquisador e doutor em fitopatologia Murillo Lobo Júnior, considerou o evento exitoso. "Nas apresentações, os assuntos foram discutidos com muita propriedade pelos estudantes. Nota-se que é uma geração que gosta do que faz, que se envolve com o trabalho, que acompanha os avanços científicos e que pode debater em igualdade com os pesquisadores", afirmou.

Além do aspecto técnico e formal do evento, Murillo destacou ainda o componente pessoal como ponto forte do 10º. Seminário Jovens Talentos 2016. "É gratificante participar da formação desses jovens e contribuir com a vida acadêmica, com os professores, com a educação que eles já trazem dos pais e da família. É nesse conjunto maior que se insere a própria Embrapa", disse.

Durante o evento, houve duas palestras instrucionais feitas por pesquisadores para o público participante. A primeira foi "PLACIN: O Remédio para seu Sucesso", realizada por Elcio Guimarães, que trouxe sugestões de abordagem para as apresentações dos estudantes; e a segunda foi "Novas Fronteiras na Comunidade Científica", com Edemar Joaquim Corazza e Renato Ferreira Passos, co-editores da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB).

Para a realização do 10º. Seminário Jovens Talentos 2016, a Embrapa Arroz e Feijão contou com o apoio das empresas: AG Análises e Pesquisa Agrícola; Ballagro; Círculo Verde Assessoria Agronômica e Pesquisa; Stoller do Brasil; e Syngenta.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024