Seminário Internacional do ITAL e Instituto Fraunhofer discutirá inovação na cadeia produtiva de alimentos

08.04.2011 | 20:59 (UTC -3)

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e o Instituto Fraunhofer – IVV, da Alemanha, se reuniram para organizar o 1º Seminário Internacional “Inovação na Cadeia Produtiva de Alimentos”. O evento, que acontecerá do dia 11 ao dia 14 de abril, a partir das 08:30h, na cidade de Campinas, discutirá as inovações tecnológicas da cadeia em áreas relevantes para a competitividade do setor e para a preservação do meio ambiente.

 

Entre os temas que serão abordados estão o potencial aproveitamento de resíduos da cadeia produtiva de alimentos para a geração de bioenergia e produção de biomateriais, além dos novos conceitos em ingredientes, embalagens e em processos tecnológicos para tratamento e conservação de alimentos.

 

No dia 11 de abril, o evento contará com a presença dos diretores do ITAL e Instituto Fraunhofer Luis Madi e Horst Christian Langowski, do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro e da Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carmem Lidia Richter Ribeiro Moura, que falará sobre os resultados do Ano Brasil- Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Em quatro dias de evento, pesquisadores do ITAL e do Instituto Fraunhofer – IVV, assim como palestrantes especialmente convidados, apresentarão palestras sobre sustentabilidade, nanoingredientes, microencapsulação, processos de produção e aplicação de corantes naturais, otimização do uso energético, desidratação por expansão a vácuo e microondas, emprego de alta freqüência, materiais de fonte renovável; embalagens ativas e propriedades de barreira.

 

Além da excelente oportunidade de atualização, o Seminário permitirá ao participante conhecer como a pesquisa aplicada tem contribuído para a inovação na cadeia produtiva de alimentos. O seminário é direcionado aos profissionais do setor privado, universidades e instituições de pesquisa.

 

Cleide Elizeu

Assessoria de Imprensa do ITAL

(19) 3743-1757

imprensa@ital.sp.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025